Tenha uma horta em casa

Todo mundo já sabe que consumir alimentos sem agrotóxicos faz bem para a saúde. Além disso, mexer nas plantas também pode até ter um efeito terapêutico. 

E hoje em dia, para ter uma horta em casa não é mais preciso de tanto espaço. Quem mora em apartamento também pode montar uma horta vertical.

 

Horta em casa

Para montar uma horta vertical é simples. Instale filmes no vidro das janelas. Em áreas externas, use as 'sombrites', coberturas plásticas específicas para manter o ambiente com sombra. Para acomodar as plantas, use caixas lineares plásticas próprias para isso. O espaço entre uma caixa e outra deve ser de cerca de 20 cm. Nas caixas de cima, coloque as plantas que precisam de menos água. Plantas que precisam ser regadas regularmente vão no meio e embaixo ficam as plantas que precisam de muita água.


Antes de plantar, prepare a terra com adubo e areia, respeitando as camadas para drenagem: no fundo, use cascalho ou brita, depois areia e só então a terra. As camadas devem ser separadas por uma manta ‘bidim’, que permite a passagem da água, mas não deixa as camadas se misturarem.

Você pode plantar uma ou mais espécies numa mesma caixa. Se você optar por plantar mais de uma espécie no mesmo recipiente é importante agrupá-las conforme suas necessidades comuns, como a necessidade de água, por exemplo.

 

Vale ressaltar que a água não pode acumular, pois as raízes podem apodrecer. Pedrinhas ou vegetação seca são úteis para proteger a terra do excesso de sol. Mas atenção: não use cascas de árvores para isso. Elas favorecem o surgimento de pragas.
 

Hortas precisam de pelo menos quatro horas de sol. O melhor sol é o da manhã. Se somente à tarde o sol aparecer, tudo bem. No inverno, como o sol não é tão intenso, não é preciso usar um filtro. Mas no verão, ele é necessário para evitar que seus vegetais ressequem. 

 
 
 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Cadastre-se

 

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Guia do bairro