Como fazer bom uso das cores?

 

Você certamente já ouviu falar da psicologia das cores, mas você sabe o que suas escolhas transmitem, mesmo que inconscientes? Aqui vai um pequeno resumo do que vale ser usado

 em entrevistas de emprego, nas reuniões e até na interação com colegas de trabalho, candidatos políticos ou, simplesmente, no seu dia a dia.


• Azul

Acalma e traz segurança. Confiável, constante e inabalável, o azul comunica: ‘Você pode confiar em mim’. Sugere espiritualidade, ordem, quietude e tranquilidade. Desperta lealdade, amizade e honestidade.
 

• Vermelho

É a cor com o maior impacto emocional. Transmite paixão, autoconfiança, estado de alerta. O vermelho comunica: ‘Sou poderoso’. Ativa e estimula, representa resistência, força, coragem, sexualidade e saúde.
 

• Amarelo

Alegre e otimista. Emite qualidades intelectuais. O amarelo comunica: ‘Sou caloroso e amigável’. Associada ao sol, atrai pensamentos otimistas e autossatisfação. Essa cor é muito boa para a comunicação, criatividade, atenção, bom humor e socialização.
 

• Laranja

Exala força e persistência, é a cor energética. A cor laranja comunica: ‘Sou caloroso’. É a cor da curiosidade, do otimismo, da expansão e do equilíbrio emocional. Usada em tonalidades mais suaves, representa amor e afetividade. Muito usada em artigos esportivos por ser unissex.
 

• Verde

Refrescante e tranquilizador. Ligado à natureza, o verde comunica: ‘Me preocupo com o meio-ambiente’. Representa harmonia, equilíbrio, esperança, fertilidade e renovação. Acalma e ajuda no processo de cura, principalmente no aspecto emocional.
 

• Violeta

Sugere individualidade e criatividade. O violeta comunica: ‘Sou uma pessoa única’. Com poder de transformação, essa cor limpa e purifica os pensamentos, além de transmutar a energia negativa em positiva. Sempre está muito presente em trabalhos ligados às artes, já que estimula a consciência.
 

• Rosa

Atualmente não é usado apenas por mulheres e quando usado por um candidato do sexo masculino, comunica: ‘Tenho autoconfiança’.
 

• Marrom

O marrom café transmite uma mensagem de discrição e solidez. O marrom comunica: ‘Sou sério, pé no chão e acessível’. Ligada à ideia de comprometimento e base forte, transmite conceitos de responsabilidade e constância. Ajuda na organização dos pensamentos e auxilia na hora de se tomar decisões complicadas. Porém, para os orientais, é cor da subserviência, proibido no meio executivo.
 

• Branco

Agregada a valores de pureza e amor divino, essa cor está muito ligada ao desprendimento material e aceitação. Como representa a junção de todas as cores, tem o papel de purificar e transformar pensamentos e energias.
 

• Preto

Normalmente representa a ausência ou rejeição a algo. Mas, essa cor também pode indicar poder, seriedade e sobriedade, e é muito usada por pessoas que precisam impor autoridade. Em reuniões ou no trato com pessoas pode afastar ou diminuir a interação.
 

• Prateado

Atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.
 

• Dourado

É a cor da opulência. Traz charme e constrói confiança, mas em excesso demonstra ‘Eu tenho poder, persuasão, inteligência superior e nobreza’. Usado em demasia ou de forma inapropriada, principalmente durante o dia, pode passar ideia de esnobismo e arrogância por não ter a distinção da cor prata.
 

Pequenos toques de cor no seu visual, como em uma gravata ou acessório, podem dar suporte às mensagens que você pretende comunicar, mesmo que não verbalmente. Pense nisso na sua próxima produção/intenção.

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Cadastre-se

 

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Guia do bairro