Pipoca, Guaraná e um bom Home Theater...

Filme em casa, vinho e cobertor... afinal, o frio está chegando (e a Copa também !!!). O Conceito Home Theater parece muito técnico, mas pode ser resumido para facilitar o entendimento para nós, pobres mortais! 

Um Home Theater é composto de uma TV, uma caixa frontal no centro (acima ou em baixo da TV), duas caixas frontais laterais, duas caixas laterais ao espectador (sofá ou poltronas principais), duas caixas traseiras alinhadas com as laterais ao expectador (essas são opcionais, pois às vezes o espaço não permite), uma caixa no piso (sem lugar definido) para os sons graves (subwoofer) e um receiver. O receiver é o aparelho que recebe a informação e distribui os sinais para a TV (imagem) e as diversas caixas de som, conforme a sensação que pretende criar.

 

Pipoca, Guaraná e um bom Home Theater...

 

Os receivers mais modernos também funcionam como aparelho de som e permitem o uso de CDs, DVDs e Blu-rays. Eles podem ser de uma única zona (só reproduz um evento de cada vez) ou de duas zonas, isto é, se você tiver mais caixas de som pela casa (varanda, por exemplo) uma pessoa pode assistir a um filme na TV enquanto outra escuta música na varanda.
As caixas de som, com exceção do subwoofer, podem estar embutidas em um forro de gesso. Se isso acontecer, para que a qualidade não fique comprometida, as caixas frontais devem ser anguladas, isto é, a emissão do som é direcionada para o expectador através de um desenho diagonal que fica interno à telinha da caixa. A aparência da caixa é a mesma das outras, mas a emissão do som é diferente. O subwoofer não deve estar embutido em nenhum móvel, para evitar que a vibração gere um barulho que não faz parte do enredo.

Éimportante que a qualidade dos equipamentos seja equivalente, bem como a da fiação. Não adianta investir num super-receiver se as caixas de som não forem do mesmo nível. O conjunto todo funciona como uma corrente: a resistência da corrente é a resistência de seu elo mais fraco; a qualidade do seu home será a qualidade do pior elemento do conjunto.

O assunto mais polêmico em relação ao layout é a questão da distância entre a tela e o expectador. A orientação é que a distância mínima seja de duas vezes e meia o tamanho da tela, lembrando que a medida da tela é tirada na diagonal do retângulo. Entretanto, a qualidade da imagem com as TVs atuais flexibilizou esse conceito. Vale o bom senso, tendo em mente que não se pode perder a visão do conjunto e que o conforto nesse sentido pode variar de pessoa para pessoa.
 


a única coisa que falta é escolher uma boa programação e relaxar! Agora se for um jogo do Brasil...”


PIPOCA, GUARANÁ E UM BOM HOME THEATER...O assunto mais polêmico em relação ao layout é a questão da distância entre a tela e o expectador. A orientação é que a distância mínima seja de duas vezes e meia o tamanho da tela, lembrando que a medida da tela é tirada na diagonal do retângulo. Entretanto, a qualidade da imagem com as TVs atuais flexibilizou esse conceito. Vale o bom senso, tendo em mente que não se pode perder a visão do conjunto e que o conforto nesse sentido pode variar de pessoa para pessoa.



Outra coisa que pode fazer a diferença são os revestimentos usados na sala. Tudo que evita a reverberação do som é positivo: materiais porosos como cortiça e isopor, cortinas de tecido, tapetes peludos, forros com sancas ou desníveis. Tudo isso ajuda na qualidade e minimiza a propagação do som para outras áreas. Entretanto essas precauções estão longe de significar um isolamento acústico. Para obter aquele efeito de ambiente “hermético” aconselho consultar um especialista.


Por último, a iluminação: o ideal é trabalhar com luz indireta e só alguns pontos focais que podem ser dimerizáveis. Não recomendo o uso de espelhos laterais à tela, pois acho que fica uma confusão de imagens, nem arandelas ou pendentes que espalhem a luz em todas as direções. Se você quiser usar uma iluminação lateral à tela, é fundamental que ela seja indireta, como por exemplo, em fachos verticais. Mesas laterais para apoiar copos e puffs para colocar os pés são excelentes “pedidas”.




Depois de tomar esses cuidados, a única coisa que falta é escolher uma boa programação e relaxar! Agora se for um jogo do Brasil...

 

 

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Cadastre-se

 

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Guia do bairro