Emagreça passando menos tempo na academia

Há quem não tenha tempo para treinar por muitas horas e outros que realmente não gostam de fazer aulas demoradas para atingir seus objetivos nas academias. Para essas pessoas existe uma solução! 

Cientistas e treinadores afirmam que o treino realizado em menos tempo e com maior intensidade é mais eficaz do que treinar por mais tempo em intensidade baixa.

O High-Intensity Interval Training -HIIT - surgiu no Japão, da década de 1990. Segundo o personal trainer da Academia Belletti Training, Jorge dos Santos, o Dr. Izumi Tabata trabalhava com uma equipe de patinação quando percebeu que os exercícios intensos explosivos eram mais eficazes do que os moderados e de longos períodos.

 

 

"Foi aí que ele decidiu acompanhar um grupo de estudantes que treinava para pedalar uma hora na bicicleta ergométrica cinco vezes por semana. Outro grupo fez dez minutos de aquecimento na bicicleta, seguidos de quatro minutos de intervalos Tabata - intensidade mais elevada - quatro vezes por semana, além de uma sessão de 30 minutos de constantes com intervalos de dois minutos.  Depois de apenas seis semanas, o grupo que utilizava o método Tabata se exercitava apenas 88 minutos por semana e tinha aumentado 28% a capacidade anaeróbia"conta o professor de educação física, ex-atleta e treinador oficial da escola de futebol do SPFC.

O protocolo Tabata tornou-se mais exigente: 20 segundos de esforço máximo, 10 segundos de descanso, 8 repetições. "Esse é o tipo de treinamento que pode ser feito de diversas formas como, por exemplo, utilizando uma bike vertical, exercícios explosivos ou o peso do próprio corpo", explica. É importante salientar ainda que, com este método de treinamento, o corpo continua trabalhando mesmo após o descanso e do banho. Pesquisas nos mostram que com o Tabata, chegamos a queimar mais 150 calorias em até 12 horas depois do treino, mesmo em repouso, devido ao efeito do excesso de consumo de oxigênio pós-treino.

 

 

"É importante destacar que a única diferença entre o método HIIT e o TABATA, é que o primeiro costuma ter intervalos maiores de recuperação. O HIIT é uma ótima opção para as pessoas que estão saturadas dos treinos convencionais e acabam deixando de fazer algum tipo de atividade por ser muito longa e que passam horas na academia. Em cada sessão de treino requer o máximo de esforço", destaca Jorge dos Santos. Para um esporte em grupo, como o futebol, por exemplo , a probabilidade de haver melhoras aumenta no ritmo de “sprints “ e na resistência, ou seja, você se recupera mais rapidamente a partir das atividades explosivas. Lembrando que se ao terminar o treino estiver se sentindo muito tranquilo, algo foi feito de maneira errada e os resultados tardarão muito mais em aparecer.

 

Jorge dos Santos - CREF 061105-G/SP - Professor e Personal Trainer na Academia Belletti Training - Rua Deputado João Sussumo Hirata, 473  Tel.: 3569-6357

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Cadastre-se

 

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Guia do bairro