Quer ter um animalzinho? 10 dicas para decidir!

Seu filho vive pedindo um animalzinho de estimação. Afinal, todos os amiguinhos têm um cachorrinho, um gatinho, um passarinho. Mas, será que este é o melhor momento para adotar ou comprar um pet?

 

10 coisas que você deve saber  

Selecionamos 10 coisas que você deve saber antes de tomar essa decisão. Se depois das dicas você ainda achar que vale a pena ter um bichinho de estimação, vá em frente, pois não há companheiro mais fiel e seu filho vai amar!


1 |  Não compre um pet por impulso - Só porque ele fez aquela carinha adorável na vitrine do Pet Shop não é a melhor solução quando esse irá fazer parte de sua família por alguns anos. Antes de escolher seu "amiguinho" pesquise, converse com seus amigos que já têm um em casa, procure saber qual a melhor raça que combina com seu estilo de vida. Vale lembrar que um animal de estimação pode alterar a estrutura de uma família e precisa ser aceito por todos.


2 |  Pesquise - Procure aprender tudo sobre o tipo de animal que você está considerando adquirir. Lojas de animais não são os únicos lugares para obter essas informações, afinal, eles querem vender os que têm à disposição. Raças de cães são tão diferentes em suas personalidades, habilidades e necessidades como as pessoas são.


3 |  Visite associações de animais e centros de adoção -  Visitar esses lugares e interagir com animais irá ajudar na escolha de seu pet. Observe os animais, procure ficar próximo daquele que deseja adquirir e faça uma análise mental de pontos positivos e negativos.


4 |  O animal de estimação precisa combinar com seu estilo de vida -  Alguns, como os furões, por exemplo, gastam a maior parte do dia dormindo e são mais ativos à noite. Há os que não gostem da solidão enquanto outros não se importam. Pense bem se as crianças estão maduras o suficiente para não ser uma ameaça ao novo integrante da família. Se você viaja muito, lembre-se que nem sempre ele poderá ir junto, e alguém deverá cuidar dele na sua ausência.


5 |  Analise o espaço disponível para o bichinho em sua casa, se ele vai precisar de quintal, de uma casinha, de lugar para brincar e se o seu condomínio aceita animais.

6 |  Animais com pelos podem dar alergia a quem já sofre com rinite, por exemplo. Se alguém em sua casa tiver problemas respiratórios, analise bem antes da escolha.


7 |  Pare para pensar o motivo pelo qual você quer um pet - Você quer um ser para cuidar, para ser seu parceiro de corrida e atividades físicas ou prefere um mais independente? Cada animal irá se encaixar mais ou menos às suas necessidades.


Animal de estimação 8 |  Considere francamente se este é o momento certo em sua vida de possuir um animal de estimação, se você já tem outros animais e se eles vão se dar bem com o novo integrante do grupo e, principalmente, se você está com tempo disponível para ele.


9 |  Os animais costumam viver menos que nós, então pense quanto tempo espera ficar ao lado do seu bichinho. Cães e gatos podem viver de 12 a 16 anos, alguns mais. Já as tartarugas e os peixes dourados têm vidas que se aproximam às nossas. Pequenos papagaios podem viver de 8-14 anos, os maiores 35-60 anos. Ratos, no entanto, vivem cerca de dois anos. Não gostamos de pensar nisso, mas é necessário analisar.

10 |  Gastos com um pet -  Precisamos lembrar que não será só o gasto na hora de comprar um animal. Ou se pensa em adotar em alguma instituição, que adquirir um bichinho não terá custo. Eles precisarão de alimentação, lugar correto para viver, vacinas,veterinário, banho, tosa, remédios e quando forem mais velhos, os gastos podem aumentar ainda mais. E depois que ele entra para a família, será um eterno bebê, afinal, sempre dependerá de você.


 

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Cadastre-se

 

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Guia do bairro