A Europa e seus encantos

Ainda me emociono quando lembro de cada lugar que conheci... Pela primeira vez fiz uma viagem à Europa e conhecer Milão, Veneza, Lago de Como, Roma e Paris foi realmente a realização de um sonho.

Para completar minha alegria, pude contar com a companhia da minha mãe. Comecei a pensar neste roteiro há uns dois anos já que esse tipo de viagem precisa ser bem programada. Sempre quis conhecer Paris e queria levar minha mãe para conhecer Roma. Ela sempre foi uma pessoa muito ligada à religião e sempre achei que ali era o centro de tudo. Então, em fevereiro deste ano, conversamos e decidimos: a hora é agora! Comecei a ver as passagens, consegui pegar uma promoção muito boa e, daí em diante, montei o roteiro: Milão, Roma, Paris, Lago de Como e Veneza. Tudo foi maravilhoso, não tivemos problema nenhum, em nenhum dos lugares que passamos. Foi tudo perfeito! Todos os lugares são lindos, os hotéis muito acolhedores, pessoas sensíveis com a nossa dificuldade e dispostas a nos ajudar. Perfeito! Conhecemos em Milão a Catedral Duomo, a mais maravilhosa igreja gótica que já vi na minha vida. Em Roma, passamos pelo Coliseu, Basílica São Pedro e Capela Sistina, meu Deus quanta emoção! Tive oportunidade, também, de jantar em Trastevere, lugar incrível, com restaurantes maravilhosos e tradicionais. Em Paris... Ah, Paris! Passar por lugares que só víamos em imagens de TV, filmes ou livros foi muito emocionante. Já assistiram o filme ‘Meia noite em Paris?’ Tive a mesma sensação de estar vivendo em outra época. Fantástico, sem palavras para descrever! De volta a Milão, já tinha no roteiro passar um dia em Como e, conhecer o Lago, foi indescritível! Os dias eram maravilhosos e felizes, as paisagens, os passeios de barco... Num dos dias almoçamos num lugar simples, mas acolhedor, onde uma brasileira nos atendeu com todo o carinho do mundo! Mary, você foi maravilhosa e a gente adorou te conhecer! Por fim, Veneza. Meu Deus, como o Senhor foi possível de criar um lugar destes? Apesar de ter colocado no roteiro, eu nunca tive a pretensão de conhecer Veneza porque ela nunca me chamou a atenção. Mas, confesso que passar por lá foi encantador. O lugar é fantástico, iluminado. Pegamos um dia de sol lindo, que fazia tudo brilhar e coloria cada centímetro daqueles canais e braços de mar. É realmente um lugar muito romântico.  Fiquei me imaginando ao lado de uma pessoa especial, naquelas gôndolas, ouvindo aqueles tenores desconhecidos, tomando um bom vinho... Mas, essa é outra história que ainda contarei aqui! Nessa viagem realizei dois sonhos: o da minha mãe e o meu. Foram momentos inesquecíveis, lugares e dias lindos, alguns chuvosos, mas nada que tirou o brilho e o encantamento desta viagem. Agradeço a Deus pelos momentos de felicidade e cumplicidade nesta viagem junto a minha mãe, afinal, mãe é mãe e, nada e nem ninguém, substitui.

Leyne de Andrade Cardoso é fisioterapeuta e moradora do Morumbi.