Erro
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg

Seja paciente estamos em obras

Eu já mudei o meu caminho para evitar o acesso ao Panamby pelo parque Burle Marx. O estreitamento da pista por causa das obras da nova ponte deixa o trânsito lento a qualquer hora do dia.
 Mas, é uma mudança pequena para o tamanho do benefício que essa e outras obras poderão trazer para o bairro. A região do Morumbi cresceu muito nos últimos anos e não há alternativas de trânsito para os moradores. Os motoristas ficam dando voltas em busca dos melhores caminhos, mas sempre param em algum lugar mais adiante. Se você escolhe sair do bairro pela ponte Morumbi já sabe que vai ficar parado. Novos empreendimentos na região do Morumbi Shopping criaram um gargalo no trânsito, na alça de acesso da ponte com a Avenida Chucri Zaidan, na lateral do Market Place. O problema persiste há meses e até agora os engenheiros de trânsito não encontraram uma solução. Outro problema sem solução de engenharia é o tempo dos semáforos no acesso da Avenida Morumbi para a rua do Colégio Pio XII. Durante a tarde o trânsito para na avenida, no sentido do Palácio dos Bandeirantes, até a ponte Morumbi por causa de um erro na sincronização dos sinais. Ora, se até eu que sou um leigo percebo isso, porque ninguém aparece para resolver o problema?
Mas, vamos continuar falando das obras, com as quais teremos que conviver nos próximos meses. As fundações do monotrilho já estão sendo feitas nas margens do Rio Pinheiros e já vão começar as interdições do trecho da Marginal em frente ao supermercado Extra, por onde os trilhos vão passar. Outra obra importante perto dali é a construção da Ponte sobre o Rio Pinheiros, no acesso à Rua Itapaiúna. É o prolongamento da Avenida Hebe Camargo que, aos poucos, começa a receber um fluxo maior de veículos. Já está difícil sair do colégio Porto Seguro e acessar a Rua Deputado Sussumo Hirata nos horários de pico. Os motoristas ficam presos na rotatória e o trânsito não flui.
Por enquanto vamos dar um voto de confiança e ter uma dose maior de paciência com os transtornos causados por tantas obras simultâneas. Só resta saber se essas intervenções viárias e a chegada de um novo meio de transporte serão suficientes para absorver as atuais e as futuras demandas do bairro. Afinal, novos empreendimentos estão surgindo e outros estão sendo anunciados para a região.
Vou falar agora de um outro problema recorrente no bairro: a “in” segurança pública. A mensagem da mãe de um aluno da unidade Panamby do Porto Seguro assustou os pais. Ela contou numa rede social como foi assaltada na fila de espera para entrar no colégio no horário da manhã. Na mensagem, ela diz que foi vítima de dois bandidos numa motocicleta. Imediatamente o post repercutiu e deixou todo mundo apreensivo.
Se na questão do trânsito as possíveis soluções estão encaminhadas, na questão da violência estamos vivendo de ações pontuais e do esforço do batalhão da PM para tentar conter o número de casos no bairro. São louváveis iniciativas como a de mudar a mão do trânsito no “ladeirão” e adotar uma nova política de patrulhamento reforçando o número de policiais nas áreas de maior incidência de assaltos. É também muito positiva a proposta de policiamento comunitário formando uma rede de comunicação com os condomínios. Mas, não resta dúvida, que ainda falta uma proposta que deixe claro qual é a política de segurança para o bairro e como ela será efetivada. Como já disse, estamos em obras... mas, paciência tem limite!                                                         
 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre Cidadão do Morumbi