Novas pontes no bairro

É com muita alegria que escrevo essa matéria. Após 13 anos no Plano Diretor, 13 anos de burocracia, inúmeras reuniões em SIURB, EMURB, SPObras, CET, Prefeitura... chegou o dia tão esperado! 
No dia 17 de fevereiro de 2014, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) deu o ofício de nº 214/2014, Processo 66437/2012, que seu Colegiado deliberou aprovar por 16 votos favoráveis o parecer do Relator, favorável ao Prolongamento da Av. Chucri Zaidan até a Av. João Dias, transposição do Rio Pinheiros e complementos viários necessários (alças Laguna e Itapaiúna), impondo-se ao empreendedor das medidas mitigatórias e compensatórias.    
A promessa de alívio no trânsito em uma das regiões que mais cresce na cidade de São Paulo vai sair do papel! As pontes Laguna e Itapaiúna serão construídas sobre o Rio Pinheiros, ligando os bairros Chácara Santo Antônio e Santo Amaro aos bairros do Panamby e Morumbi. Os impactos ambientais foram o principal empecilho para a autorização do complexo viário e a previsão de entrega das pistas é de até 24 meses. A montagem do canteiro de obras começou em novembro de 2013 e agora, após o dia 17 de fevereiro de 2014, começaram as obras.
 
Pontes Laguna e Itapaiúna
 
O objetivo da construção das pontes é permitir maior fluidez no trânsito nos dois sentidos da Marginal do Rio Pinheiros e desafogar o tráfego das pontes João Dias e do Morumbi, além de serem mais opções na transposição do rio. A opção pela construção de duas pontes de mão única, ao contrário do primeiro projeto que previa apenas uma, é justificada pelo menor impacto ambiental e pela redução de desapropriações de residências na região em que as obras serão realizadas.
A ponte Laguna foi projetada para transpor o Rio Pinheiros e seguir em direção a Interlagos. Serão construídos 365 metros de pista, com três faixas de rolamento em mão única para carros, ciclovia e passarela para pedestres. Já a ponte Itapaiúna, terá 340 metros de extensão, também com três faixas em mão única e foi pensada somente para o trânsito de carros. Ela vem do Panamby em direção a Santo Amaro e Lapa. As pontes também poderão ser usadas como retornos na Marginal. 
Conforme as obras forem avançando, darei novos posicionamentos e manterei todos informados!
 
A promessa de alívio no trânsito em uma das regiões que mais cresce na cidade de São Paulo vai sair do papel! .”

 

  

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or