Novas pontes no bairro

É com muita alegria que escrevo essa matéria. Após 13 anos no Plano Diretor, 13 anos de burocracia, inúmeras reuniões em SIURB, EMURB, SPObras, CET, Prefeitura... chegou o dia tão esperado! 
No dia 17 de fevereiro de 2014, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) deu o ofício de nº 214/2014, Processo 66437/2012, que seu Colegiado deliberou aprovar por 16 votos favoráveis o parecer do Relator, favorável ao Prolongamento da Av. Chucri Zaidan até a Av. João Dias, transposição do Rio Pinheiros e complementos viários necessários (alças Laguna e Itapaiúna), impondo-se ao empreendedor das medidas mitigatórias e compensatórias.    
A promessa de alívio no trânsito em uma das regiões que mais cresce na cidade de São Paulo vai sair do papel! As pontes Laguna e Itapaiúna serão construídas sobre o Rio Pinheiros, ligando os bairros Chácara Santo Antônio e Santo Amaro aos bairros do Panamby e Morumbi. Os impactos ambientais foram o principal empecilho para a autorização do complexo viário e a previsão de entrega das pistas é de até 24 meses. A montagem do canteiro de obras começou em novembro de 2013 e agora, após o dia 17 de fevereiro de 2014, começaram as obras.
 
Pontes Laguna e Itapaiúna
 
O objetivo da construção das pontes é permitir maior fluidez no trânsito nos dois sentidos da Marginal do Rio Pinheiros e desafogar o tráfego das pontes João Dias e do Morumbi, além de serem mais opções na transposição do rio. A opção pela construção de duas pontes de mão única, ao contrário do primeiro projeto que previa apenas uma, é justificada pelo menor impacto ambiental e pela redução de desapropriações de residências na região em que as obras serão realizadas.
A ponte Laguna foi projetada para transpor o Rio Pinheiros e seguir em direção a Interlagos. Serão construídos 365 metros de pista, com três faixas de rolamento em mão única para carros, ciclovia e passarela para pedestres. Já a ponte Itapaiúna, terá 340 metros de extensão, também com três faixas em mão única e foi pensada somente para o trânsito de carros. Ela vem do Panamby em direção a Santo Amaro e Lapa. As pontes também poderão ser usadas como retornos na Marginal. 
Conforme as obras forem avançando, darei novos posicionamentos e manterei todos informados!
 
A promessa de alívio no trânsito em uma das regiões que mais cresce na cidade de São Paulo vai sair do papel! .”

 

  

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre Cidadão do Morumbi