Rede comunitária de segurança

A Polícia Militar e os moradores do bairro do Morumbi se unem para a criação e condução do projeto Rede Comunitária de Segurança – Polícia Militar Morumbi. 
 
Rede comunitária
 
A ideia consiste em uma rede entre condomínios e Polícia Militar que utiliza o monitoramento das vias com câmeras dos edifícios e comunicação direta de porteiros com a Base Comunitária da Polícia pelo aplicativo “Skype”. O projeto piloto foi apresentado para mais de 200 pessoas entre síndicos e moradores no último dia 02 de Abril, em evento realizado na Escola Graduada por Cleber Ullmann, Comandante da 5ª Companhia do 16º Batalhão e pela Comissão Gestora, formada por moradores voluntários.
Em fevereiro deste ano, o Comandante Cleber Ullmann teve a iniciativa de chamar síndicos do bairro do Morumbi para compartilhar a ideia inicial do projeto. A chamada foi feita para o grupo da rede social dos Moradores do Morumbi. Durante a reunião inicial foi formado um grupo de moradores voluntários para formatação do plano. O projeto piloto envolve a região atendida pela 5ª Cia do 16º Batalhão e conta atualmente com mais de 30 prédios, em fase final de cadastro, e aguardando início do treinamento.
Para participar da rede o condomínio deverá estar previamente cadastrado no sistema através do termo de adesão e preenchimento da ficha de cadastro. A portaria do condomínio deve ter acesso ao aplicativo Skype via internet de boa velocidade. Isto já garante a participação imediata à RCS-PM Morumbi. 
A adesão é voluntária, cabendo ao condomínio realizar os investimentos para monitoramento e comunicação com a Base Comunitária. O projeto foi concebido para ser viável a todos os moradores, sem altos investimentos em equipamentos e sem valores mensais como taxas e manutenção. 
Outro importante compromisso do condomínio é que os porteiros participem do curso de orientação desenvolvido e aplicado pela 5a Cia. do 16º Batalhão da Polícia Militar. Este treinamento é gratuito e mostrará como utilizar o aplicativo, dará plena noção aos alunos para que saibam como e em que situação deverá ser acionada a Rede Comunitária de Segurança.
O acesso direto e integração entre condomínios e a Base Comunitária da Polícia Militar do Portal do Morumbi garante maior agilidade no processo de monitoramento preventivo de delitos que possam comprometer a integridade do cidadão tanto de moradores quanto de transeuntes. Mais do que um projeto de segurança, a RCS-PM Morumbi foca no fortalecimento das relações sociais na região, defende a valorização patrimonial obtida com a redução de ocorrências policiais e busca representatividade junto aos diferentes órgãos da gestão pública: municipal, estadual e associações. 
Já faz parte do planejamento da RCS-PM Morumbi, a abertura para inclusão de comércios e escolas. Além disso, outros projetos correm em paralelo como o “Adote uma Viatura”.
Síndicos interessados em participar, contatos para outras informações e entrevistas, escrevam para a Comissão Gestora: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.                      
 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi