Erro
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg
  • There was a problem loading image Tarja_00_ Floriano Serra_.jpg

O Varejo Omnichannel

Mais que uma tendência, a integração de todos os canais de vendas de uma marca, o que chamamos de conceito omnichannel, já é uma forte realidade no varejo mundial e o grande desafio das empresas hoje é viver neste novo modelo e acompanhar o pensamento dos novos consumidores.

Um estudo conduzido pela GFK mostra que mais da metade dos clientes combina experiências de compras on-line e off-line, sendo que 40% desses consumidores optam por não concluir a compra na loja física. Com isso, cresce a necessidade de todos os ambientes e canais da marca “falarem a mesma linguagem” e terem uma identidade única. É importante que as empresas pensem em soluções inteligentes com foco em organizar a comunicação do seu negócio, de forma que facilite a equipe a vender e ajude o cliente a comprar. A mesma praticidade e velocidade que os clientes encontram na loja virtual, que eles possam também experimentar na loja física com informações em destaque, através de displays, painéis, tags em todos os produtos, departamentos bem sinalizados, favorecendo o autosserviço e o atendimento dos próprios vendedores.


O diferencial do ponto de vendas

A falta de treinamento da equipe para entender e atender esse consumidor que está acostumado com a praticidade do on-line, torna cada vez mais difícil atrair o cliente para o ponto de vendas. Além da organização e layout, é essencial que as lojas ofereçam como diferencial um excelente atendimento e criem experiências inesquecíveis, que superem as expectativas dos clientes. É importante que o ambiente da loja física tenha uma identidade que conte a história daquela marca e que cada colaborador faça parte dessa história. No ponto de vendas as pessoas compram pela emoção, elas experimentam, elas interagem e com isso se tornam fãs.


Compromisso com a excelência

Alguns especialistas questionam a sobrevivência do ponto de vendas, diante dessas tendências e da “explosão” dos mobiles, contudo, eu continuo acreditando no sucesso das lojas físicas, desde que estas acompanhem a linha de pensamento do cliente on-line, invistam no diferencial e elevem o seu padrão para excelência em serviços. Não faz sentido abrir mais uma loja. Ela precisa ser a melhor, ela precisa ser única! O que as empresas devem se atentar é que a partir do momento que você decide elevar o seu padrão de atendimento e conquistar a excelência no mercado, não há mais como voltar atrás, é uma via de mão única. Quanto melhor a sua marca for, mais exigente o seu cliente vai ser, pois quando o cliente vai às compras em uma loja, cujo referencial de mercado é a excelência, ele não vai esperar menos que isso. Superar as expectativas não será uma opção, será uma regra!

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre Cidadão do Morumbi