Como alavancar as vendas

Como alavancar as vendas e gerar maior lucratividade ultrapassando os desafios do mercado? Nos meus eventos, por diversas vezes sou abordada com essa mesma pergunta, feita por alguns empresários, e costumo dizer que o segredo é bem simples.


Para mudar o cenário de vendas, o primeiro passo é mudar as estratégias, mudar a forma de pensar e direcionar as ações. Se por um lado encontramos desafios, é importante considerar quais são as oportunidades para que possamos nos destacar no mercado e, consequentemente, alavancar as vendas.
Certo dia, uma cliente me contou em uma palestra que as vendas da sua empresa diminuíram cerca de 50% em razão da instabilidade econômica. Quando ela analisou esse quadro, concluiu que a solução seria renovar a carteira de clientes e ampliar o fluxo de pessoas alcançadas pelos produtos, uma vez que o perfil de público em que ela vinha  trabalhando até o momento não estava mais gerando resultado. Com a medida adotada, ela conseguiu dobrar o faturamento da loja.
Às vezes gastamos tempo à procura de soluções mirabolantes, enquanto as soluções mágicas, em sua maioria, são simples e estão na nossa frente. É preciso parar, dominar as emoções e pensar, de maneira prática e objetiva, como envolver a equipe e entrar em ação, com foco e obstinação pelo resultado!
Se a estratégia utilizada não está trazendo retorno no tempo estimado, mude  a estratégia, mas nunca o objetivo!


O DIFERENCIAL ESTÁ NOS DETALHES

De acordo com o modelo de excelência das empresas líderes do mercado internacional, nas quais venho realizando, há mais de 10 anos, estudos de casos aprofundados, o diferencial para vendas sustentáveis está nos detalhes. São eles que vão fazer a diferença!
Cada detalhe da sua empresa ou da sua loja conta uma história para o seu cliente. A comunicação dessa história não se restringe apenas a ambientes físicos, ela se estende para todos os outros ambientes, desde o atendimento telefônico, sites, placas, estacionamento etc. O cenário deve estar preparado para transmitir ao cliente a mensagem de forma clara e intencional: cores, luzes, cheiros, vitrines, sinalizações, sons e experiências. Tudo faz parte da história!
Quando falamos em excelência em atendimento, nos deparamos com uma realidade desafiadora no Brasil, que é a falta de qualidade em serviços, e nos perguntamos muitas vezes onde estão as pessoas comprometidas com esse conceito de excelência. A boa, ou má, notícia é que essas pessoas não nascem prontas, mas nós, enquanto líderes, podemos desenvolvê-las de acordo com a cultura da nossa organização.


Qual é o propósito e a visão que formam o DNA da sua empresa?
 
Quando se tem uma proposta de valor bem definida, você sabe contar bem essa história, a ponto do seu colaborador se apaixonar pela missão, abraçar a causa e comunicar com excelência essa história para os clientes.                                                               

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or