Os 4 maiores vilões do sucesso profissional

Há aqueles que defendem que o sucesso é uma questão de sorte, outros acham que faz parte do destino de poucas pessoas. Eu acredito que o sucesso é uma escolha e começa a partir do momento em que cada um decide o que quer da vida, porque quando nós sabemos exatamente o que queremos e para aonde estamos indo, fica muito mais fácil enxergar as oportunidades que surgem no caminho.


Muitas pessoas confundem sucesso com o objetivo a ser alcançado, quando, na realidade, o sucesso é o resultado de um propósito, significa uma causa maior, um motivo que nos impulsiona a acordar todos os dias motivados e comprometidos para realizar um projeto até o fim.
Durante a minha carreira e por meio de algumas pesquisas, pontuei alguns dos obstáculos mais comuns de líderes e profissionais na trajetória rumo ao sucesso.
Saiba como identificar e superar esses “vilões” que podem impedir de chegar lá:

 

1 – PREGUIÇA DE FAZER ACONTECER
Costumo dizer que sucesso é para qualquer pessoa, mas não é para qualquer um. Sabe por quê? Porque sucesso não é para aqueles que têm preguiça de ir até o fim. O grande desafio das pessoas de sucesso não está em apenas alcançar o objetivo mas conquistar e manter em níveis de excelência, isso é Resultado Sustentável. Vejo muitos profissionais que, por falta de preparação e planejamento para conquistar e sustentar uma meta, acabam retrocedendo ou desistindo no meio do caminho. Mantenha o foco e vá até o fim. Sucesso é para aqueles que têm coragem de superar desafios todos os dias!

 

2 – BAIXA AUTOESTIMA
Em grande parte das empresas em que atuo como consultora, vejo que a baixa autoestima é uma característica predominante nas equipes, o que faz com que profissionais brilhantes “autossabotem” as próprias ideias por não acreditarem em sua capacidade de realizá-las. É comum que profissionais esperem que a motivação para alavancar a confiança venha das lideranças; no entanto, muitas vezes os líderes estão despreparados para essa função e, com medo de serem diminuídos e desacreditados em suas competências, acabam depreciando o trabalho da equipe ao invés de valorizá-lo.
Cada um é responsável pelo seu sucesso, não espere uma motivação externa para impulsioná-lo a ir além. Seja o primeiro a apostar em você e naturalmente os outros o seguirão. Acredite em seu potencial!

 

3 – TRABALHAR MUITO E TRABALHAR ERRADO!
Para sonhar alto e conquistar o sucesso é preciso trabalhar certo. Isso não significa, necessariamente, trabalhar duro ou fazer horas extras intermináveis, mas trabalhar em seu potencial máximo com produtividade e processos eficientes para gerar Resultados Sustentáveis. Muitas pessoas fazem horas extras, acreditando que realmente estão “dando o sangue” pela empresa e trabalhando exaustivamente, mas, na maioria das vezes, o excesso de horas extras é o reflexo de falta de organização do tempo e incompetência. Não me refiro aos casos em exceção onde a equipe foi reduzida e há uma sobrecarga real de tarefas em que a única solução é recorrer a horas extras. Mas, considerando uma equipe completa, trabalhando com foco, planejamento e processos bem definidos, não há necessidade de horas extras. É preciso que os líderes organizem melhor o tempo das equipes e acompanhem de perto os processos para ganhar produtividade e eficiência.

 

4 – FALTA DE CONSISTÊNCIA, DISCIPLINA E CONSTÂNCIA
Em uma das entrevistas que realizei com um dos maiores “gurus” do varejo brasileiro, Dimitrios Markakis, presidente da Construdecor (que detém as bandeiras Dicico e Sodimac Brasil), sobre os segredos para alcançar e sustentar o sucesso, aprendi em um dos pontos mais marcantes da conversa que é preciso ter consistência naquilo que se está fazendo, ou seja, para ter sucesso em alguma coisa não adianta você saber mais ou menos, tem que ter conteúdo, se aprofundar na área, a ponto de ganhar uma expertise tamanha, onde as pessoas o reconheçam como um especialista no segmento.



5 – TENHA DISCIPLINA E CONSTÂNCIA DE ATITUDES!
O sucesso não surge do dia para noite, ele é fruto de muito trabalho e dedicação. O que vai fazer a diferença não é aquilo que você faz de vez em quando, é a constância das suas ações que gera resultados sustentáveis. Assuma o compromisso com os seus sonhos e faça acontecer!

 

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi