Ongs

Professora cria personagem para ensinar

Manter a atenção de alunos com idade entre seis e sete anos não é uma missão muito fácil. Por isso, criatividade dos educadores é tudo!

A professora de Ensino Fundamental Márcia Marzocchi, que trabalha no Colégio Pentágono Morumbi há quase 10 anos, encontrou uma forma bem divertida de tornar a aula mais dinâmica para os estudantes do 2º ano.  Depois de dar aula para o autor Guilherme Domenichelli, em Harvard, a personagem Dona Cota surgiu e começou a visitar a turma para apresentar o trabalho com o paradidático “Girafa tem torcicolo?”.

Quando está no Brasil, Dona Cota vai à escola para tirar dúvidas sobre os animais. Ela é prima-irmã da professora Marcia, por isso são tão parecidas fisicamente. Ela tem algumas manias, e uma delas é que só chama as crianças soletrando seus nomes e só responde às perguntas que são feitas por escrito, com letra maiúscula no início e com ponto de interrogação no final. Márcia recolhe as perguntas feitas pelos estudantes e as entrega para a prima, que aparece quando pode para responder. “Aprender é mágico e tenho a Dona Cota como uma grande aliada na tarefa de mostrar a eles como aprender é gostoso”, orgulha-se a professora.

 

 

O interessante, é que a personagem é muito esperada pelos alunos! Sempre perguntam sobre ela e pedem que a professora Márcia marque um novo encontro. “A personagem pode ajudá-los a refletir sobre o comportamento, sobre o respeito diante dos animais, a importância do estudo e do respeito pelo outro já que a Dona Cota tem uma deficiência visual e utiliza óculos de muito grau. Eles entram na fantasia, mas sabem que sou eu", finaliza Márcia.

Colégio Pentágono Morumbi – Rua Nelson Gama de Oliveira, 1244 – Tel.: 3747-6277

 

 

Comentários (3)

500 caracteres restantes

Cancel or

  • Luciana Gonsales
    Márcia mais uma vez parabéns, trabalho fantástico e FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!
  • Claudia Pessoa Martorelli
    Que trabalho maravilhoso! Queria tanto ter sido sua aluna! Brincadeiras a parte, te admiro MUITO. Bjus!
  • Maria Antônia
    Conheço a profª Márcia e quando vi pela 1ª vez a D. Cota, quase enlouqueci de tão maravilhada que fiquei (detalhe: tenho 52 anos!). Não consigo imaginar a "carinha" e a expectativa de seus alunos a cada nova aula com a personagem... Márcia Marzocchi, você É INCRÍVEL e a Dona Cota é APENAS parte disso (nós sabemos o por que!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). PARABÉNS amiga, mais , muuuuuuuuuuuuuito mais do que merecido!

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi