Ongs

Valsa de despedida no Colégio Pio XII

Já é tradição no Colégio Pio XII a “Valsa de Despedida” do Ensino Médio, onde professores, alunos e funcionários de reúnem na quadra para o ritual, que marca o fim da vida escolar.

A tradição já acontece há mais de 10 anos, e é uma pausa na tensão dos vestibulares e marca a transição para a universidade.

 

Segundo Fátima Miranda, diretora adjunta do Colégio Pio XII, o rito de passagem deve ser um momento de sensibilidade. “Escolhemos a valsa como elemento de despedida, pois a passagem da vida jovem para a vida adulta precisa de um marco. Nosso grande objetivo é coroar com delicadeza”, diz.

Vestidos a rigor, os alunos formam pares com os pais para a primeira valsa. Em seguida, professores e funcionários são convidados para a dança. “Os alunos se preparam durante todo o ano para este dia. Eles ficam muito emocionados com toda a simbologia, inclusive porque muitos estudam no colégio desde a pré-escola e formam laços extremamente fortes aqui. Alguns pais que participaram dessa valsa no passado, hoje vêem seus filhos dançando. Todos estes fatores resultam em um resgate de coisas boas”, comenta Fátima.

A valsa também é acompanhada da arquibancada por alunos de outras séries. “Alguns alunos que participam da valsa já estiveram um dia do outro lado apenas assistindo”, completa a diretora-adjunta.

Além da tradicional valsa, os alunos também participam de uma série de atividades que fecham esse ciclo, como por exemplo, o “Dia da Fantasia”; a “Gincana com os professores” e o “Dia do Pijama”, em que eles tomam café da manhã acompanhados dos colegas.

 

Rua Colégio Pio XII, 233 Tel.: 3759-5050 www.pioxiicolegio.com.br

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também