Ongs

O Judô em Defesa do bem

Shigueto Yamasaki Junior nasceu e cresceu nos tatames. Filho de uma personalidade do judô brasileiro, o sensei Shigueto Yamasaki, desde os quatro anos de idade começou a treinar e aos poucos pegou gosto pelo esporte. 
Aos 17 anos já estava na Seleção Brasileira e conquistou títulos internacionais. Tendo o melhor dos professores em casa, Shigueto começou a dar aulas desde a juventude e frequentando a Igreja Batista do Morumbi foi convidado pelo gestor Marco Cruz, há cinco anos, para ensinar judô às crianças da Comunidade Vila Andrade e aceitou. Começou aí o projeto Defesa do Bem.
 
O Judô  em Defesa do Bem
 
Começamos como voluntários, minha esposa Renata - que é Psicóloga e Psicopedagoga - e eu. Íamos à Igreja uma vez por semana e dávamos lanche para que as oito crianças tivessem interesse em participar da aula. Assim fundamos o projeto Defesa do Bem, juntamente com a Associação Morumbi de Integração Social (AMIS) e a Igreja Batista do Morumbi. Com o passar do tempo alguns amigos começaram a ajudar, inclusive meus alunos, pois sou Personal Trainer, e aos poucos nosso trabalho foi tomando uma grande proporção. De oito alunos chegamos a ter mais de 80 crianças em cada aula.

 
Onde são desenvolvidas as aulas?
As aulas são dadas num espaço dentro da própria Igreja Batista do Morumbi. A AMIS conseguiu inscrever o projeto no FUMCAD e OCIP, instituições que dão incentivos fiscais a quem quer ajudar. Hoje quintuplicamos o número de aulas na semana e temos mais três professores que nos auxiliam. As próprias crianças, ao final de cada treino, desmontam os 100 tatames, ajudam na limpeza e organização do local.
 
Quantas pessoas são beneficiadas com o projeto?
Até hoje já atendemos mais de 500 crianças e atualmente um total de 150 crianças são beneficiadas. O objetivo agora é construir um local próprio para termos um tatame fixo, treinos todos os dias, em vários horários e não só com o judô, mas com outras lutas como jiu jitsu, karatê, muay tay, boxe, luta livre e atender mais de mil crianças por mês!
 
Qual o maior objetivo do Defesa do Bem?
O maior objetivo é a transformação dessas crianças, pois eu utilizo o judô como uma ferramenta para a disciplina, respeito ao próximo e também como indicação para seguir uma vida Cristã. As crianças chegam sem ter um rumo certo ou um objetivo na vida e podemos dar novas oportunidades para que elas escolham uma vida mais digna e mostramos que a violência não é o único caminho. Damos o amor e a paz como um destino melhor a ser seguido.
 
O projeto tem parceiros?
Sim, AMIS tem hoje com algumas empresas mantenedoras como a Fundação Mapfre, Prime Interway, Tecnoset, Fundação Salvador Arena, Wechsel, Razcaneiro, Restaurante “Chalezinho”, através do FUMCAD, o grupo CCR e ViaQuatro e a Igreja  Batista do Morumbi.
 
Como as pessoas podem ajudar?
Para ajudar, basta visitar o site www.aamis.com.br e assistir ao vídeo institucional com todas as informações, entrar em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligar para 3538-0226.
       


Shigueto Yamasaki
Tel.: 98249-0475
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.                 
 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também