Tudo sobre o bairro

O que é a reabilitação oral?

A reabilitação oral envolve todas as especialidades odontológicas, da clínica geral a cirurgia ortognática, indo muito além da ortodontia

, iniciando pelo correto diagnóstico com exames clínicos e radiográficos, seguido de um plano de tratamento, onde procuramos reestabelecer a saúde, estética e função do indivíduo. Inicialmente avaliamos toda a cavidade oral, buscamos focos de dor e infecção, lesões, tumores, cistos, cáries, tártaros, e tratamos todos os dentes presentes na cavidade oral, bem como os tecidos adjacentes, como gengiva e osso. 

Em seguida, através da ortodontia, alinhamos e nivelamos todos os dentes remanescentes e com implantes e próteses recuperamos os dentes ausentes. Em alguns casos para um correto alinhamento dos maxilares superior e inferior necessitamos de uma complementação cirúrgica (ortognática). Se encontrado um distúrbio de ATM (bruxismo, dores na articulação, face, cabeça e ouvidos) o tratamento vai desde a confecção de placas, próteses, fisioterapia e até cirurgia. Em muitos casos confeccionamos próteses transitórias em resina durante o tratamento até conseguirmos todas as referências necessárias, e no final, após o clareamento, escolhemos a cor e confeccionamos as coroas e facetas de porcelana. Outros profissionais podem participar deste processo como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos ou médicos, de acordo com as necessidades de cada paciente, pois o indivíduo deve ser tratado como um todo, porque muitas doenças podem ou não apresentar manifestações bucais. É necessário ficarmos atentos e fazermos um controle semestral (a todas as pessoas, independente do caso) evitando assim problemas futuros e tratamentos complexos.

Clínica Comparotto

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre o Bairro