Tudo sobre o bairro

Querida! Cheguei!

decoracaoQuando temos uma casa preparada para nos receber, é assim que nos sentimos quando chegamos no fim de mais um dia de inúmeros afazeres. Mas para que essa sensação de “lar, doce lar” seja completa, é preciso preparar esse território antecipadamente, inserindo nele tudo aquilo que nos faz bem – e eliminando tudo aquilo que nos irrita, aqui incluídos os “arranjos temporários”, que fatalmente cobrarão seu preço num futuro breve.

Ter uma casa que “acolha a sua alma” tem um preço diretamente proporcional aos anseios da sua alma. E independentemente de tudo, as dicas certeiras de quem conhece o negócio podem diminuir a chance de chateações, lágrimas e reais desperdiçados! Para quem está preparando um novo lar – independentemente de ser em um endereço zero-quilômetro ou no mesmo espaço físico de anos – Dolce foi buscar as “dicas de ouro” na decoração. Acompanhe a seguir as palavras de nossos especialistas.

Valem cada grama!

As dicas de ouro na decoração

 

01-vai-reformar

Vai reformar?

  1. Tenha em mãos a planta atual e um projeto com as modificações que pretende fazer
  2. Uma boa marcenaria é um investimento do qual você nunca se arrependerá
  3. Papéis de parede são opções baratas e elegantes na decoração. Entretanto, use com critério e moderação!
  4. A iluminação é outro ponto forte para qualquer decoração/reforma. Para isso, é importante que se tenha em mente onde estarão dispostos os móveis na decoração.
  5. Converse com os vizinhos antes do início da reforma, a fim de comunicá-los sobre ela.​ No término, acho simpático entregar um vasinho de flor com os pedidos de desculpa​ ​pelos eventuais transtornos que toda obra causa na rotina dos que a cercam.

 

02-moveis-planejados

Móveis planejados

  1. Contrate um arquiteto para auxiliá-lo, e mantenha com ele uma relação transparente. Conte o que você imagina e de quanto dispõe. Ele certamente vai conhecer os caminhos para que o lar sonhado por você se torne realidade.
  2. Atenção especial à cozinha: para que o casamento entre os móveis e os tampos (de granito, silestone, etc.) seja perfeito, eles só devem ser medidos e cortados após a instalação dos móveis. Essa simples atitude minimiza em muito a possibilidade de erros.
  3. Quando contratar uma empresa de planejados, verifique se a equipe de montagem é própria. O fato de ela ser treinada e conhecer em detalhes o produto assegura um melhor resultado final, além do comprometimento integral com a empresa e seu cliente.


03-automacao

Automação residencial

  1. Sim, existem soluções para casas prontas. A vantagem de procurar uma empresa especialista em automação no início da reforma ou construção é a redução nos custos de material e equipamentos em razão de um bom projeto.
  2. As soluções residenciais partem de R$ 1.500, para som ambiente, e podem se tornar até mais complexas com a criação de um aplicativo que controla a casa toda. A real necessidade do cliente é o que determina o orçamento final.
  3. Sistemas de automação corporativo reduzem o consumo de energia por meio da gestão de ar condicionado, luz e persianas. Além de gerar relatórios de controle de acesso - ganhos iguais são conseguidos na automação residencial.


04-tematico

Decoração temática

  1. Sobriedade, simplicidade e naturalidade protagonizam o décor asiático. Para uma decoração asiática é importante transmitir a sensação de tranquilidade, por isso a harmonia tem de estar presente na composição dos móveis e cores. O estilo é baseado no equilíbrio, valorizando pontos de cores e itens de impacto. Por isso, o ideal é escolher peças multifuncionais, que completem a arquitetura dos ambientes. Cores suaves são muito bem-vindas, foque no bege, castanho e cinza. Para os detalhes decorativos escolha o dourado e o vermelho. O preto destaca as formas geométricas da divisão dos acessórios.
  2. Invista em almofadas coloridas com várias texturas. As estampas florais ou com elementos tradicionais, como pássaros, leques e cerejeiras, são ótimos temas.
  3. Escolha móveis de madeira ou de fibras naturais, como bambu, palha, linho e rattan. Móveis e objetos místicos são ótimos para a ambientação, como louças, vasos de porcelana, estátuas e pinturas. As luminárias com cúpula redonda é um clássico neste estilo de decor.
  4. Inclua a natureza no espaço, por isso escolha uma fonte, um bonsai ou uma planta de bambu para criar um autêntico interior oriental.
  5. Objetos produzidos em alpaca caracterizam bem ambientes asiáticos, além de conferir elegância aos espaços.


05-organizacao

Organização de ambientes

  1. Muitas vezes pensamos que colocando menos prateleiras nos armários do closet ganharemos mais espaço para acomodar as roupas. Errado! Quanto mais prateleiras |tiver com altura adequada ao tipo de roupa que será guardada, melhor ficará a organização e o manuseio das peças no dia a dia. Poucas prateleiras requer a organização das peças em pilhas muito altas, e quase sempre fica sobrando um bom espaço em cima. Quanto mais empilharmos as peças, mais difícil ficará para retirá-las e guardá-las. Então, para organizar malhas e camisetas a minha recomendação é definir prateleiras com alturas entre 18 cm e 22 cm.
  2. Pendurar 1 peça por cabide é fundamental na organização de um closet. Isso facilita a visualização e identificação das peças, e consequentemente, o seu uso mais frequente. As peças que ficam escondidas por baixo das outras acabam não sendo usadas, pois esquecemos delas. Se o seu closet não comporta 1 peça por cabide, está na hora de pensar em fazer uma sessão de Descarte/Doação.
  3. Criar uma rotina doméstica é um ponto que julgo fundamental para a organização de uma casa. É preciso criar uma rotina de execução das tarefas de sua casa, sejam elas executadas por sua funcionária, seja por você. Desde criança aprendemos que ter uma rotina é saudável ao ser humano. E para a sua casa, não é diferente. É importante ter bem definidas as tarefas diárias, semanais, quinzenais e mensais. Isso ajudará a sua casa a “andar sozinha”, sem que você tenha de lembrar ou determinar tarefas diariamente.

 

06-aromatizadores

Aromatização de ambientes

  1. ​O olfato instiga a memória, traz à tona sentimentos e inspira sensações. O cheiro de cada ambiente não é um mero detalhe, é uma característica importante que vai além dos sentidos - atinge também as emoções. Para o quarto, por exemplo, essências florais relaxam e acalmam. Lavanda é a preferida.
  2. ​Para salas, os cítricos combinam com a luz do dia, pois são energizantes e vívidos. Recomendados também para grandes ambientes.
  3. ​Para banheiros, aromas herbais e refrescantes inspiram limpeza e frescor, combinação perfeita. Para cozinhas são recomendadas as ‘Linhas Gourmet’, principalmente os aromas de canela, cravo, maçã verde, baunilha. Limpam o ar deixando um convite para a próxima refeição.

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre o Bairro