Beleza

Vacina contra HPV

A pediatra Cláudia Ferber, da Clínica Inspirato, fala da importância dessa vacina que pode prevenir o câncer de útero e várias outras doenças e que também pode ser dada aos meninos.

 

O Sistema Único de Saúde reiniciou a campanha do HPV para imunizar meninas de 11 a 13 anos de idade. Segundo a médica, o câncer de colo de útero é uma das principais causas de câncer na mulher, atrás somente do câncer de mama. “O vírus é transmitido pelo contato direto com a pele infectada e com objetos ou roupas contaminadas e é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição ao vírus”, explica Dra. Cláudia. E quem pensa que o apenas uso de preservativo protege as pessoas contra o vírus do HPV, a pediatra garante que não: “O preservativo não cobre todo o tecido genital e anal, e por isso a vacina é necessária”.

 

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, mas cerca de 40 podem afetar as regiões genitais tanto de homens quanto de mulheres. “Os meninos devem ser vacinados também, pois as doenças estão associadas ao câncer de ânus, orofaringe e pênis, mas a campanha não chega até eles”, lamenta a médica. “Vamos juntos nesta luta, pois estudos dizem que de 75% a 80% da população vai adquirir ou já teve um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida”, alerta.

Para quem tem medo dos “efeitos colaterais”, a pediatra Cláudia Ferber tranquiliza: “Qualquer vacina pode causar resultados adversos, mas em geral ela é bem tolerada. Pode dar febre e moleza como se estivesse com gripe, e no local da injeção pode haver dor, inchaço, coceira e vermelhidão”. E não esqueçam, a vacina deve ser tomada por mulheres com idade entre 9 e 26 anos e os meninos não podem ficar de fora – postos de saúde não estendem a imunização aos meninos, mas eles podem tomar em clínicas particulares em três doses.


Dra. Claudia Mello Ferber – CRM: 65636
Clínica Inspirato
Rua Jandiatuba,630 – Bloco B – Cj.233/234
Tel.: 3743-5244

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre o Bairro