Beleza

Ainda dá para recuperar as notas?

O fim do ano está aí e as notas do seu filho não estão nada boas? Calma, porque ainda dá tempo de recuperar. 

Mas para isso, é preciso um trabalho em “equipe” e a Dolce resolveu participar dessa ajuda com dicas de especialistas no assunto.

 

A primeira atitude é verificar qual a principal dificuldade dele: humanas, exatas, biológicas? Descobrindo a área de maior problema ficará mais fácil de focar o trabalho com ele. Vale conversar com outros pais se surgirem dúvidas sobre o método de ensino estar causando a dificuldade. Às vezes o problema está com o professor, com a matéria ou com a sala toda, e não só com seu filho. Depois de descobrir o que causou as notas baixas, converse com seu filho e, sem dar bronca ou fazer cobranças, diga que vai ajudá-lo a recuperar a matéria para que passe de ano no colégio sem atrapalhar as férias dele, e consequentemente, as férias da família toda.

 

 

Quando voltar da escola, peça que tome um banho para relaxar, coma alguma coisa antes de focar nos estudos. Depois peça que faça uma revisão do que foi ensinado em sala naquele dia, anotando suas dificuldades. Assim, na próxima aula, ele já poderá chegar e tirar as dúvidas, para que não inicie novo assunto com pendências. A melhor maneira de estudar, segundo especialistas, é em silêncio, mas se o aluno se sente melhor com música, por exemplo, deixe!

 

Outra coisa que não dá para seguir uma regra é que estudar sentado seja a melhor maneira. Muitos se sentem mais confortáveis deitados. Só não pode estar confortável demais a ponto de ter sono. Tente com que ele mantenha essa rotina diariamente, sempre após a aula. Pedir ajuda para colegas de classe que entendem mais de uma ou de outra matéria também pode ser uma boa saída. Mas, se mesmo assim, as notas não alcançarem a média necessária para fechar o ano bem, vale a pena procurar aulas de reforço, para pelo menos conseguir ficar para recuperação.

 

Já é melhor do que a repetência!

 

Confira a lista de reforços escolares no bairro:

 

Apoio – 2503-9143

Aprender Bem – 3481-4633

Educar – 3776-7792

Espaço Cultural Morumbi – 3776-7092

Fernanda Aulas Particulares – 2863-6989

Força - 37210515

Kumon Jardim Guedala – 3721-3237

Kumon Panamby – 3742-3944

Tutores - 5844-7709

 

Comentários (1)

500 caracteres restantes

Cancel or

  • Herika
    Ótimas dicas! Os alunos, e seus pais, devem entender que na escola se assiste a aula, mas é preciso estudar de 30 minutos a 1h por dia em casa, além de se alimentar bem e dormir bem. No momento da crise escolar, o melhor a fazer é buscar um reforço especializado, mas o hábito do estudo diário reverte o histórico negativo. No mais, quando em férias, deixe o aluno relaxar! Momentos de lazer são mágicos para o cérebro!

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi