Beleza

Em busca do primeiro emprego

Muitos jovens que procuram por estágios, trainees e até pelo primeiro emprego têm dificuldades na hora de passar por uma entrevista de emprego.

A situação que não é das mais confortáveis pode se tornar mais fácil com as dicas de um orientador profissional. Por isso conversamos com Cleire Bosio, profissional que atende e orienta jovens nos estudos, no mercado de trabalho, processos seletivos e exames, para dar dicas de como se dar bem e garantir a tão desejada vaga de emprego.

 

Em busca do primeiro emprego

• • • • • • • • • • • • • •

Qual a principal dica para uma pessoa que
vai participar de um processo seletivo?




Currículo

No currículo é preciso fazer um resumo sobre todas as atividades profissionais realizadas com objetividade e informações de forma clara. Ele deve estar atualizado e revisado. É recomendável levar o currículo impresso no dia da entrevista.

Entrevista
Mantenha a tranquilidade. Quanto mais tranquilo estiver melhor será a performance e estará mais conectado com as atividades propostas.
Estude os negócios da empresa. Informe-se sobre o setor de atuação e a área na qual se pleiteia a vaga. Busque informações sobre posicionamento no mercado, produtos e serviços, lançamentos, concorrentes...
A capacidade do candidato em estabelecer um bom relacionamento interpessoal, é importante. As empresas buscam pessoas dinâmicas e que saibam se relacionar bem em equipe.
Programe-se para chegar com 30 minutos de antecedência do horário da entrevista.
Verifique com no mínimo 24 horas de antecedência, informações de como chegar ao local.
Seja autêntico, espontâneo e verdadeiro com seus valores.

Roupa
Vista-se de acordo com a cultura da empresa. Se estiver em dúvida prefira trajes sociais.
Os excessos devem ser evitados, como por exemplo, perfumes fortes, maquiagem muito carregada, acessórios desnecessários, etc.

Linguagem Corporal
É fundamental ter cuidado com a postura. É importante estar atento e evitar sinais de tensão, como por exemplo, permanecer com ombros caídos, mãos apertadas e/ou trêmulas, pernas inquietas. Olhe nos olhos dos seus ouvintes, fale o necessário e utilize o português corretamente. O celular deverá permanecer desligado durante a entrevista, assim como balas e chicletes devem ser evitados.

Dicas para a Dinâmica em Grupo
Para muitas pessoas a pior parte do processo seletivo é a famosa “dinâmica em grupo”. Por que isso acontece? O que a pessoa pode fazer para se sair melhor?
O objetivo da dinâmica de grupo é observar o desempenho do profissional em equipe e analisar comportamentos e competências compatíveis ao cargo pretendido pelo candidato.
Aposte no autoconhecimento. Quanto mais a pessoa se conhece, mais segura e autoconfiante estará para as dinâmicas apresentadas. Manter-se atualizado sobre os acontecimentos mundiais. A leitura de veículos diários e revistas especializadas representa um diferencial importante ao profissional. Aprofunde a pesquisa sobre a empresa. Conhecer os valores e a missão da organização são sempre muito positivos.
Boa apresentação pessoal. Vestir-se adequadamente e de acordo ao segmento da empresa.

Iniciativa
Tenha sempre boas iniciativas, porém, caso não seja o seu perfil, não force a situação. Procure sempre ser autêntico.

Criatividade
Essa característica é um dos pontos analisados em muitas dinâmicas. Caso tenha uma boa ideia, apresente-a da melhor forma.
Manter um bom relacionamento com o grupo. É muito importante saber trabalhar em equipe com o objetivo de atingir a meta proposta.
As empresas valorizam cada vez mais esta característica nos profissionais.
Procure manter-se calmo, tranquilo.
Boa sorte e muito êxito!

 


 
Cleire Bosio
Orientação Profissional

Rua Jandiatuba, 630 Cj 132 B
Tel.: 9 9111-0907

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi