Beleza

Meritocracia ação e reação

Em tudo na vida, o merecimento, ou recompensa, só existe se houver esforço, dedicação e, em muitos casos, persistência, muita persistência. E a educação está incluída nessa filosofia.

 

MeritocraciaDefendida por uns, criticada por outros, a meritocracia é um conceito adotado em muitas escolas para estimular os alunos a buscar, cada um, o seu melhor e, assim, descobrir seus potenciais e explorá-los para que eles conquistem resultados que vão muito além de satisfatórios. Uma das definições do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa atribui a meritocracia a um “sistema de recompensa e/ou promoção (p.ex., num emprego) fundamentado no mérito pessoal.”

Cada indivíduo possui características que traz consigo desde o nascimento, e outras que adquire com o passar dos anos, de acordo com as experiências vividas. E as escolas, cada vez mais, procuram avaliar e incentivar seus alunos a buscarem melhores resultados de acordo com as capacidades de cada um.

 

 

 

COLÉGIO PENTÁGONO

Reconhecemos os dois maiores grupos que
formam uma classe, aqueles que aprendem com
mais facilidade e aqueles que se dedicam imensamente
para superar suas dificuldades."

 

“Temos uma linha humanista que reconhece o ser humano com todas as suas características individuais, facilidades e dificuldades, e valoriza o empenho, a dedicação e os alunos perseverantes. Reconhecemos os dois maiores grupos que formam uma classe, aqueles que aprendem com mais facilidade e aqueles que se dedicam imensamente para superar suas dificuldades”, diz Cláudio Giardino, diretor pedagógico geral do colégio Pentágono, que aplica a meritocracia a partir do 5º ano.

 

 

 

 

COLÉGIO CONCÓRDIA 

O Colégio incentiva algumas ações que
visam a bonificar os alunos por meio de
bolsas de estudos, descontos em mensalidades."

 

Outra instituição que adota a meritocracia é o colégio Concórdia, “entendemos que a escola, juntamente com seus professores, tem um papel singular no sucesso educacional do aluno, entretanto, não podemos desmerecer o esforço individual de cada um. Nesse sentido, o colégio incentiva algumas ações que visam a bonificar os alunos por meio de bolsas de estudos, descontos em mensalidades e participação em viagens e eventos”, diz Edson Wander Eller, diretor da escola, que acrescenta que o método é utilizado a partir do Ensino Fundamental II.

 

 

  

 

COLÉGIO PIO XII

Nem sempre a máxima dedicação e o
máximo esforço são suficientes para
que se atinja o melhor resultado.“

 

Cada colégio tem os seus critérios e o porquê de adotar a meritocracia. Por exemplo, para o colégio Pio XII suas principais vantagens são a valorização do desempenho escolar, o incentivo a um maior envolvimento do aluno com o processo acadêmico e o fomento da superação pessoal. O colégio também promove olimpíadas de Matemática e de Linguagens que dão certificado. Nem sempre a máxima dedicação e o máximo esforço são suficientes para que se atinja o melhor resultado, porém é importante que esses itens sejam avaliados, e o aluno seja reconhecido pelo esforço empenhado.

 

 

 

 

 

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

Oferecemos atividades extracurriculares, como cursos, palestras, aulas, laboratórios e outras, a partir do Ensino Fundamental.“

 

Oferecer ao aluno formação cultural, ética e científica possibilita desenvolver nele a compreensão do mundo em que vive e, também, a própria capacidade. Segundo a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, “a metodologia utilizada alia ao desenvolvimento científico experiências artísticas e de interação social que propiciam o desenvolvimento global do aluno. Para isso, oferecemos atividades extracurriculares, como cursos, palestras, aulas, laboratórios e outras, a partir do Ensino Fundamental, e acreditamos que se a proposta for bem conduzida, não há aspectos negativos.”

 

  

 

 

CRESCENDO E ACONTECENDO

É preciso sempre deixar bem claro que
o amor que sentem pelo filho
independe de seu sucesso.“

 

Na contrapartida dos pontos positivos, como o estímulo em buscar o melhor de si para atingir objetivos e realizar os próprios sonhos, podem surgir aspectos negativos, como o sentimento exagerado de competição e a frustração gerada quando não se consegue alcançar o resultado esperado. Muitas vezes, o aluno sente-se cobrado a corresponder a expectativas, seja dos pais, da escola, seja as criadas por ele mesmo. Na tentativa de superar essas expectativas, muitos vão além do seu limite. “Para que isso não ocorra, os pais devem ficar em alerta mostrando sempre que admiram a criança, elogiando e recompensando quando merecido, e nunca excessivamente”, diz Cynthia Wood Passianotto, psicóloga e psicopedagoga do espaço Crescendo e Acontecendo. “É preciso sempre deixar bem claro que o amor que sentem pelo filho independe de seu sucesso e nunca cobrar e exigir demais da criança”, conclui.

 

 

 

Entender que, em alguns momentos na vida, nem sempre a dedicação é suficiente para conseguir o que se quer é importante para que se aprenda a lidar com as frustrações, mas, o mais importante é saber que, independentemente do resultado alcançado, o esforço de cada um é valorizado e reconhecido. Com a valorização e o reconhecimento, vem o incentivo para que a persistência em atingir os próprios sonhos e objetivos seja constante.

 

 

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também