Beleza

Alongamento: mitos e verdades!

O alongamento traz benefícios em vários aspectos. No ponto de vista físico, melhora a elasticidade e mobilidade do praticante nas atividade gerais do seu dia-a-dia e facilita suas tarefas.

Se pensarmos pelo lado fisiológico, o praticante tem uma liberação de hormônios que dão a sensação de bem estar, melhoram a lubrificação das articulações e ajudam a previnir lesões, além de amenizarem dores já existentes. E, é claro, até o psicológico de quem pratica alongamento é alterado. Os exercícios relaxam e isso faz com que a pessoa possa se sentir mais calma e longe do estresse diário, pelo menos durante algum tempo. Muitas informações sobre alongar o corpo são mitos, outras são verdades. Para saber se não estamos enganados em nossas ideias, conversamos com a professora de educação física e Coordenador Departamento Ginástica da Academia Kainágua, Ana Paula Reinas que esclareceu algumas dúvidas.

 


MITO OU VERDADE?
 



 

 

    ALONGAR ANTES DA MUSCULAÇÃO PREVINE LESÕES
» Mito

A prática de alongamento antes da musculação é uma opção. Geralmente realiza-se após o treino, como objetivo de relaxar a musculatura. Porém, pode-se alongar ativo antes com o objetivo de aquecer e movimentar as articulações antes da prática. 


 

   ALONGAR É BOM PARA AQUECER OS MÚSCULOS
» Mito

O alongamento e o aquecimento são coisas diferentes. O aquecimento está relacionado à preparação corporal, elevação de temperatura corporal, mobilidade articular dos músculos, tendões para a prática de exercícios físicos. Já o alongamento de maneira prática, com as posições orientadas por um professor tem o objetivo de alongar a musculatura melhorando a flexibilidade. 


 

   ALONGAR AJUDA O MÚSCULO A NÃO FICAR ENCURTADO
» Verdade

O alongamento ajuda a diminuir a tensão causada pelo treino. É importante que faça o alongamento com esse objetivo.


 

   ALONGAR PREVINE DORES
» Verdade

Auxilia também na diminuição de dores comuns do dia-a-dia, da vida sedentária, do estresse e decorrentes de má postura.

 

 

   ALONGAR POR 10 SEGUNDOS JÁ FUNCIONA
» Mito

O alongamento deve ser mantido em cada posição por, no mínimo, 30 segundos.

 

 

   ALONGAR É IMPORTANTE PARA A POSTURA
» Verdade

A prática do alongamento auxilia que o aluno tenha a musculatura alongada, retirando possíveis tensões, facilitando a mobilidade das articulações. Porém, é necessário que haja frequência da prática para que o resultado surja.

 

 

   ALONGAR NÃO DESENVOLVE A FLEXIBILIDADE
» Mito

Alongamento é realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível. Já a flexibilidade visa obter uma melhora através de amplitudes de arcos de movimento articular superiores às originais.

 

 





 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or