Cultura & Lazer

Outubro Rosa na Dolce

O Outubro Rosa é um movimento, que começou nos EUA no final do século passado, e é conhecido e comemorado em todo o mundo. 

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama - o tumor que mais mata mulheres no Brasil - e estimula a participação da população, empresas e entidades. No início, vários estados tinham ações isoladas referentes à doença, alertando sobre a mamografia no mês de outubro, mas posteriormente todos se uniram e hoje o mês é marcado por campanhas em vários lugares do planeta.

 

 

Segundo informações do INCA, Instituto Nacional do Câncer, em 2014 são esperados no Brasil 57.120 casos novos de câncer de mama. E o Outubro Rosa vem com o intuito de alertar para o diagnóstico precoce da doença, afinal, não há uma causa única para o surgimento do tumor. Diversos fatores estão relacionados, sendo necessário que se faça a mamografia pelo menos uma vez por ano, e o autoexame, em casa mesmo sempre que lembrar, pois ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco.

Em contrapartida, a amamentação, a prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença. Quem não possui convênio médico particular, pode fazer o exame gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, a partir dos 40 anos de idade.

Durante todo o mês de outubro, contaremos histórias de moradoras do Morumbi que passaram ou ainda enfrentam a batalha contra o câncer de mama. Se você conhece alguém que tenha enfrentado a doença ou ainda trava uma luta diária contra ele, envie um e-mail para a redação da Dolce. (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). E em nosso Facebook você pode postar uma foto sua com alguma peça cor de rosa e fotos de lugares do bairro que estejam com a decoração rosa.  

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre o Bairro