Cultura & Lazer

Tire todas suas dúvidas sobre o treino funcional

A moda agora nas academias é o treino funcional. Exercícios com bolas, elásticos e escadas voltados para a agilidade e coordenação motora e por isso fazem sucesso entre os atletas.

 

Treino funcional


Por que o treino funcional virou uma febre entre os "não-atletas"? Muitas pessoas que sequer gostavam de academia, passaram a frequentá-la depois do surgimento desse tipo de treinamento. Conversamos com a proprietária da Academia Belletti Training, Luana Fiennes, para saber, o que há de tão interessante nessa novidade que atraiu muito mais gente para a malhação e que tem resolvido o problema da falta de horário para treinar e eliminado quilinhos a mais de muitas pessoas.

 

QUAL A DIFERENÇA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA O CONVENCIONAL?

O treinamento convencional, que podemos dizer que é a musculação, trabalha somente a capacidade física de força, é monótomo, repetitivo, e só trabalha um grupo muscular de cada vez. Já o treinamento funcional ativa várias capacidades físicas ao mesmo tempo. Condicionamento físico, agilidade, resistência, mobilidade, estabilidade, potência, coordenação motora, e tudo isso de uma maneira mais dinâmica: Menos repetições, mais movimentos, mais qualidade.

 

O TEMPO DE TREINAMENTO DIÁRIO É REDUZIDO?

O tempo pode variar dependendo do objetivo do aluno. De 45 a 75 minutos por dia de treino. A maioria das pessoas quer emagrecer e ter um bom condicionamento físico o mais rápido possível, mas para a BELLETTI TRAINING o ideal é entre 3 a 4 vezes na semana, com 45 minutos de treino por dia. É possível se chegar ao objetivo do aluno com esses números.


 

ESSA EFICÁCIA DO TREINO, PODE TER CAUSADO A IDA DE PESSOAS QUE NUNCA HAVIAM ENTRADO NUMA ACADEMIA AOS TREINOS?

O tempo é o principal motivo. As pessoas querem alcançar seus objetivos com treinos mais dinâmicos, com melhores resultados, em menos tempo. Nossa metrópole não nos dá o privilégio de termos tempo de sobra. O funcional é para isso. Outro motivo a ser levado em consideração é a mesmice  em outras modalidades. A diversificação dos treinos no funcional é infinita.


 

OS EXERCÍCIOS PODEM SER FEITOS POR QUALQUER PESSOA? SEDENTÁRIOS, MAIS JOVENS, IDOSOS?

Podem sim! O legal do treinamento funcional é que não há restrição. O cuidado que é necessário ter é com pessoas que têm algum problema de saúde, alguma lesão. Para detalhar isso, basta fazer uma boa avaliação física e médica antes de começar e respeitar a individualidade biológica. Afinal, todos somos diferentes.

 

E OS RESULTADOS? SÃO DIFERENTES DOS TREINOS CONVENCIONAIS JÁ CONHECIDOS?

Não é ideal ficar comparando os resultados com as outras modalidades. O Treinamento Funcional é considerado mais completo por trabalhar mais capacidades físicas ao mesmo tempo. Dedicado, o aluno atinge seus objetivos mais rápido e de forma muito mais efetiva.



QUEM PODE PASSAR UM TREINO FUNCIONAL PARA O "ATLETA"? É NECESSÁRIO UM CURSO ESPECÍFICO?

Somente o professor de educação física deve passar um treino funcional ao atleta/aluno. Não pode haver meio termo. E é necessário fazer cursos específicos sim. Quanto maior e melhor o conhecimento do profissional, melhor também o resultado para o aluno.


 

QUAL A INSPIRAÇÃO DOS EXERCÍCIOS?

O dia a dia. Tudo deve ser planejado de acordo com o objetivo do aluno, do gosto dele e também com o que ele mais precisa trabalhar. A inspiração de tudo isso vem do movimento diário do corpo. Subir e descer escadas, empurrar um carrinho de compra, pegar uma criança no colo, agachar para pegar alguma coisa, entrar e sair do carro. Tudo isso inspira a elaboração do exercício  funcional.



QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE IR PARA UMA ACADEMIA QUE TEM ESSE TIPO DE TREINAMENTO, É POSSÍVEL DESENVOLVER SUA PRÓPRIA ROTINA DE EXERCÍCIOS EM CASA OU NUM PARQUE?

Não aconselhamos que uma pessoa desenvolva sua rotina de treinos sem o auxílio diário de um personal trainer. Mesmo depois de já ter treinado em uma academia. A correção da postura e da execução do exercício é sempre necessária. Há um plano de treinos a ser seguido, mas que pode ser alterado pelo personal dependendo do rendimento do aluno. Como ele acorda ou o que ele comeu influenciam no planejamento do treino do dia, por exemplo, e com esse personal, se for de qualidade, o risco de lesões durante a execução dos exercícios é praticamente zero.

 

PARA QUEM RESOLVEU COMEÇAR O ANO CUIDANDO DO CORPO, QUAL SERIA O PRIMEIRO PASSO?

O ser humano não foi feito para treinar. Não é de nossa natureza. Mas a qualidade de vida nos dias de hoje passa por ter uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas para aguentar as tarefas do dia a dia. Ser pai ou mãe, trabalhar dentro ou fora de casa, ser esportista, requer um investimento de tempo e dinheiro em você mesmo. 




Colaboração:
Luana Fiennes
Academia Belletti Training
Rua Dep. João Sussumu Hirata, 473 - Tel.: 3569-6257

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também