Cultura & Lazer

Pilates para gestante: bom para mães e bebês

O aumento do peso da barriga e dos seios altera o centro de gravidade da mulher que acaba adotando uma postura que pode sobrecarregar a coluna. Com a prática desses exercícios, pode-se afastar dores nas costas, câimbras e fadiga.

De acordo com estudos da área médica, mais de um terço das mulheres grávidas se refere à lombalgia como um problema severo, que interfere em suas atividades de vida diária e capacidade de trabalho, além de contribuir para a insônia. Mas, a prática de alguma atividade supervisionada, como o Pilates, pode beneficiar não só a mulher, mas também o bebê.

 

 

 Os exercícios dão ênfase aos principais músculos responsáveis pela estabilização da coluna, auxiliando na prevenção ou na redução da dor lombar gestacional. Os movimentos são realizados com concentração, precisão e fluidez, sem gerar compensações, melhorando assim a postura. Entre os benefícios mais claros estão: a melhora do condicionamento físico; auxílio no controle de peso; melhora da flexibilidade, força e resistência muscular, o que facilita o trabalho de parto. Além disso, há fortalecimento da musculatura pélvica, o que ajuda na prevenção da incontinência urinária; melhora da circulação sanguínea, da respiração.

Por conta da redução dos desconfortos e da melhora do condicionamento, acaba-se tendo outros benefícios indiretos, mas não menos importantes como a melhora da concentração, da autoestima, do humor e da qualidade do sono. Para uma prática segura de exercícios, a gestante será orientada pelo profissional quanto às posturas adequadas, velocidade e ritmo dos movimentos e, principalmente, quanto à respiração, sendo este um dos princípios básicos do Pilates.

Os exercícios podem ser feitos com aparelhos específicos ou com acessórios como faixas elásticas e a bola de cinesioterapia, também conhecida como bola suíça ou bola de pilates. Esses equipamentos auxiliam na execução de alguns exercícios, bem como geram maior desafio para os praticantes. As faixas, por exemplo, podem ser encontradas em diferentes resistências, e serem utilizadas conforme o condicionamento de cada pessoa. Já as bolas possuem diferentes tamanhos, ampliando as possibilidades de uso.

 

 Colaboração Fabiana Santoro do estúdio FabyPilates, da Gustavo Borges. Rua José Ramon Urtiza, 901 www.fabypilates.com.br

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também