Cultura & Lazer

Dieta reforçada para curtir o Carnaval

Independente do estilo escolhido pelo folião o lema nos dias de Carnaval é alimentação equilibrada e hidratação, senão a festa termina antes da quarta-feira de Cinzas.

Haja fôlego e disposição para atravessar os dias de folia. Se você vai atrás do trio elétrico, para arquibancada do sambódromo ou para o camarote, não importa. Se não se cuidar, não aguenta! Para muitos, a maratona dura quase uma semana e se o corpo não estiver preparado, a festa termina antes da hora.

O que ocorre normalmente é que o folião não pratica exercícios o ano inteiro, mantêm uma dieta pouco variada e quando chega o carnaval pula sem parar e aí não há organismo que resista. Por isso, conversamos com a nutricionista Sandy Gamez, que indicou alimentos que devem fazer parte de sua rotina carnavalesca.

 

 

Sandy Gamez indica que a ingestão de carboidratos e proteínas sejam maiores do que normalmente, o que vai garantir a energia ao corpo. "É importante também evitar gorduras e muito sal", alerta. No café da manhã dê preferência aos sucos e às frutas. Pães integrais, queijo, peito de peru light e bolos também são bem vindos. Na hora do almoço, opte por massas, como macarrão, e carnes grelhadas. "Evite molhos, maioneses e tudo o que puder causar alguma irritação intestinal nas altas temperaturas. Ninguém quer que esse tipo de problema atrapalhe a festança, não é?"

Durante a folia, não esqueça de se hidratar. Com a transpiração em excesso, o corpo perde muitas vitaminas e sais minerais. "Invista em isotônicos que repõem o sódio, o potássio e as vitaminas perdidas. Sucos de frutas e água são ótimas pedidas, assim como a água de coco", diz Sandy.

Quando a quarta chegar, avisando que Carnaval só em 2016, o melhor a fazer é voltar aos poucos ao ritmo normal, mas com dieta equilibrada até o corpo entender que o ano, enfim, vai começar! Deixe para trás com o confete e a serpentina os isotônicos. Afinal, o corpo não precisa mais de uma reposição rápida de vitaminas e sais minerais, a menos que seu uso seja feito em uma academia. A dica da nutricionista é que a quantidade de alimentos ingeridos seja reduzida na medida em que o gasto calórico for diminuindo. "Sem a maratona carnavalesca, se não cortamos alguns itens, o aumento de peso será consequência certa", finaliza.

 

Além da boa alimentação, tome muita água e boa folia!

 

Colaboração: Sandy Gamez Nutricionista CRN:6665 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também