Casa & Decoração

Casa pronta para o inverno

O inverno chegou e com ele a vontade de ficar em casa e aproveitar a companhia dos familiares e amigos. Para isso, inspire-se em alguns elementos e repagine a decoração. São eles que vão deixar a sua casa muito mais aconchegante.

A estação mais fria do ano está cumprindo o que promete, o que é um verdadeiro convite para tornarmos a nossa casa o lugar mais quentinho e gostoso para se estar. Se o local é grande e você quer investir numa reforma mais ‘pesada’, algo que é mais duradouro, opte por revestimentos de madeira em forma de painéis nas paredes, ou na aplicação de tecidos ou papel de parede que costumam aquecer os cômodos. Se for pintar, use cores escuras. “Fuja de pedras, azulejos e cerâmicas que são materiais muito frios. Melhor guardá-los para ambientes abertos ou lugares mais quentes. Os tons terrosos, do laranja ao bordô, ajudam a absorver o calor, e cores mais fechadas acalmam. Se o ambiente não tiver cortina, vale a instalação. Elas ajudam a bloquear o vento que passa pelas frestas”, explica a arquiteta Camila Lage.

Contato direto
No piso, use e abuse dos tapetes. Como existem diversos modelos, tamanhos, cores e materiais, você pode escolher um diferente para cada ambiente; lembrando que, para os banheiros, o ideal é que sejam antiderrapantes e laváveis (os feitos de elastano podem ir facilmente para a máquina de lavar).

Aqueça com luz
Utilize iluminação indireta, com abajures e luminárias. Luz baixa ajuda a criar a atmosfera perfeita para curtir a estação. No quarto, abajures com lâmpadas amarelas contribuem para aquecer o ambiente. Se quiser investir em algo mais em conta, invista nas velas (aromáticas ou não) ou cestas com lenhas, elas sempre dão um charme a mais. Mesmo que a produção não seja a responsável direta pelo calor, o charme da decoração faz aumentar a sensação de conforto.

Esparrame-se!
Se estiver na hora de trocar o tecido dos estofados da sala, dê preferência ao suede ou veludo, que têm toque agradável e provoca a sensação de calor e aconchego (aqui também vale investir em cores sóbrias, que não ‘cansam’ os olhos facilmente). “Poltronas com estilo de época também são bem-vindas e trazem um clima reconfortante para a casa. Mesmo que a sua decoração seja moderna, vale um toque clássico para quebrar o ‘frio’ da modernidade”, diz Camila.
Mantas de tricô, linho, lã ou cashmere são boas sugestões para quem não quer ou não precisa trocar o tecido do sofá. “Além de decorá-lo, você ainda tem um minicobertor sempre à sua disposição. Minha dica: as mantas com desenho xadrez são um eterno clássico”, diz Camila.

Também nos sofás, vale a dica de almofadas feitas de tecidos como tricô, lã, veludo liso ou cotelê, estampas florais ou listradas em cores fechadas também é uma boa pedida. Junto com a manta ou não, elas vão ajudar a deixar o sofá mais quentinho!

 

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre o Bairro