Casa & Decoração

7 dicas para manter o jardim bonito sem desperdiçar água

O assunto do momento e o que mais preocupa é a falta de água que atinge toda a população. Mas, o que fazer com as nossas plantas já que elas precisam de água e muitas pessoas optam por abandoná-las nesse momento? 

A decoradora floral Priscila Mosconi dá sete dicas para quem gosta de manter plantas na varanda ou um jardim bonito, mas sem desperdiçar.

 

 

1. Regue menos vezes durante a semana

Em jardins já prontos que são regados todos os dias, é possível reduzir a rega para três vezes por semana. Em áreas que normalmente são regadas em dias alternados dá para eliminar um dia e regar apenas duas vezes na semana. Dessa forma, as plantas recebem a água necessária sem prejudicar o reservatório natural delas. Cuidado! Se o jardim for novo, reduzir a água pode ser prejudicial às plantas.

2. Faça a rega bem cedo ou no fim da tarde

A rega pode ser feita durante os primeiros raios de sol. Após as 21h, a absorção de água nas plantas é reduzida naturalmente. Também não é recomendado regar próximo ao meio-dia, pois a água pode queimar as folhas das plantas.

3. Tente não usar mangueira

Em alguns casos, é possível trocar a mangueira por um regador. Se o espaço verde for muito grande, é necessário regar com mangueira ou ter um sistema de irrigação automatizado. A rega deve ser feita na base do tronco, diretamente no solo, sem molhar as folhagens.

4. Se pretende construir, opte por um projeto sustentável

O período de planejamento que antecede o início da construção de um jardim é o melhor momento para definir o uso de um sistema de reutilização, ou de aproveitamento de água da chuva. Nesta etapa é possível dimensionar previamente o volume do reservatório em relação ao tamanho do jardim e às necessidades específicas de cada espécie.

5. Escolha plantas que necessitem de menos água

Na hora de definir as plantas preste atenção nas espécies. As tropicais necessitam de mais rega do que as de origem europeia. Palmeiras necessitam de mais água do que pinheiros, por exemplo. Existem várias opções e um profissional poderá orientar.

6. Use gel durante o plantio

Em um novo jardim é possível usar, em algumas espécies, um gel que absorve a água, se expande, e libera um líquido ao longo de aproximadamente 20 dias. Assim, a água não é desperdiçada no solo porque se mantém na raiz. Em jardins existentes, o gel deve ser colocado sobre o solo, próximo ao tronco da planta. Quando usado durante o plantio o gel deve ficar dentro da cova da planta em volta da raiz.

7. Capte água da chuva

Isso pode ser feito com calhas nos telhados que levam o líquido para uma cisterna, encontrada em lojas de materiais de construção. As cisternas devem ter filtros para eliminação da sujeira e, em alguns casos, uma bomba também é indicada para levar a água reaproveitada para torneiras externas e sistemas de irrigação do jardim.

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi