Educação

Mitos e verdades sobre abdominais

Dar adeus às gordurinhas indesejáveis e conquistar um abdômen sarado é o objetivo de muitos homens e mulheres, mas como milagres não existem, o jeito é cuidar da alimentação e investir nos exercícios.



 

Além dos exercícios aeróbicos, os abdominais ajudam a garantir o tão sonhado ‘tanquinho’, porém, antes de calçar seu tênis e correr até a academia mais próxima, confira alguns mitos e verdades sobre eles. As respostas foram dadas pelo Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia. Athletica.

 

Exercício abdominal faz perder barriga. 
Mito

“Se você está pensando que fazer exercício abdominal, por estar diretamente relacionado com a região que deseja perder gordura, irá promover isto mais rapidamente, eu posso afirmar que não. Os gastos calóricos com os exercícios abdominais são poucos.”

 

Exercício abdominal faz melhorar a aparência da barriga.
Verdade

“A definição muscular dependente, principalmente, da relação massa muscular/massa de gordura. Assim, realizando exercícios localizados para os músculos abdominais haverá uma certa hipertrofia dos músculos, dando a eles uma melhor forma para esta região. Quanto menor for a massa de gordura melhor será a aparência.”

 

É melhor fazer os exercícios todos os dias.
Mito

“Caso você treine isoladamente os músculos abdominais com grande intensidade, será necessário de 24 a 48 horas de intervalo, como normalmente já ocorre com os outros grupos musculares. Se for realizado com intensidades leve a moderada, poderá ser feito com uma recuperação de 24h.”

 

Quanto maior o número de repetições, melhor.
Mito

“Na verdade, isso depende de como você quer desenvolver as qualidades físicas. Se deseja desenvolver a força, o número de repetições será menor. Se quiser desenvolver a resistência, o número de repetições será maior.”

 

Devo desenvolver inicialmente o fortalecimento do abdômen para depois focar nos membros superiores e inferiores.
Verdade

“O abdômen é um dos principais músculos do tronco, e serve para manter a postura e ajudar a transferir a força para os membros. Um tronco fraco é um fator de predisposição para lesões na região da coluna e também em outras articulações envolvidas nos movimentos que dependam muito do abdômen.”

 

 

Cia Athlética Estádio do Morumbi
Praça Roberto Gomes Pedrosa
Tel.: 2762-3000
www.ciaathletica.com.br/unidades/15-estadio-morumbi-sp

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi