Esporte & Dança

Cuide-se e evite as varizes

Metade da população brasileira sofre com as varizes, que são as veias que dilatam e aumentam de calibre causando cansaço, dores e ardência na região.

Várias são as causas desse problema, que é possível ser solucionado ou evitado.Dolce conversou com a Dra. Priscila Nahas, médica especializada em cirurgia vascular,para saber o que fazer e o que evitar para se ter uma vida mais saudável e ficar livre desse problema, que pode evoluir para problemas mais graves.
 



O que pode provocar o surgimento de varizes?
As varizes aparecem de forma traiçoeira. Aos poucos as veias vão se dilatando. A principal causa é hereditária, mas alguns fatores podem piorar o quadro:uso de hormônios contraceptivos (orais ou injetáveis); sedentarismo; obesidade; múltiplas gestações e ficar por tempo prolongado na mesma posição (em pé ou sentado).

 

Por que uma das causas desse problema é o uso de salto alto?
Ele limita os movimentos de dorsiflexão dos pés. Esses movimentos são responsáveis pela contratura dos músculos da panturrilha,o que ativa a circulação. Os pacientes com bom desenvolvimento muscular não serão prejudicados. Mas em casos de sedentarismo acentuado, o paciente sofrerá muito desconforto e, a longo prazo, um prejuízo na circulação – desde que tenha predisposiçõespara ter varizes.


Há tratamento?
Para cada fase de desenvolvimento avalia-se o melhor tratamento: clínico (medicamentos e/ou meias elásticas), educação postural e/ou condicionamento físico de membros inferiores, microcirurgia, cirurgia convencional, laser endovenoso ou ecoesclerose guiada por ultrassom (para varizes mais volumosas ou pessoas com úlceras).


Em que casos a cirurgia é necessária?

Sempre que a veia é diagnosticada como insuficiente (variz), não existe tratamento que a faça voltar a ser sadia.Portanto, seja por razões estéticas ou preventivas - para evitar as complicações tardias -,a retirada dessas veias sempre é possível.Atualmente, a cirurgia é minimamente invasiva. A realização dessa intervenção é feita geralmente em “day-hospital”.

 

Priscila Nahas – Cirurgiã Vascular
Rua Aureliano Guimarães, 150 – salas 606/607
Tel.: 2579-0648

 

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi

Últimas Lidas Sobre o Bairro