Esporte & Dança

Como e quando devo higienizar a boca do meu filho?

Comece a limpar a boca do bebê mesmo antes de o primeiro dentinho nascer. Assim, ele já irá se acostumando. A limpeza pode ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada ou soro. 

Dra. Flávia Lima – Hevi Odonto Clínica Odontológica

Esta é uma boa maneira de habituar seu filho a esse ritual e evitar que ele recuse a escovação no futuro. Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito à rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir. Lembre-se: enquanto os dentes estão nascendo, a gengiva fica bastante sensível, então é preciso limpar com mais delicadeza ainda. Não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio. Quando escovamos, ajudamos o dente a nascer, pois a gengiva fica cada vez mais delgada, e isso facilita a erupção do dente.
No período de 1 a 3 anos, os pais devem fazer a limpeza dos dentes dos filhos, mas devem despertar o interesse dos pequenos para a escovação. Sugiro que os pais escovem seus próprios dentes na presença dos filhos, despertando a curiosidade deles. A partir dos dois anos, os pais podem dar uma escova infantil para que as crianças possam imitá-los. No entanto, a criança nessa idade ainda não possui boa habilidade manual para escovar os dentes, necessitando da presença ativa dos pais para realização de uma limpeza eficaz.
Na faixa de 3 a 6 anos, as crianças começam a ser mais capazes de manusear as escovas, porém a maior responsabilidade ainda é dos pais. Já as crianças entre 6 e 12 anos devem começar a assumir a responsabilidade de sua higiene buco-dental, porém o envolvimento dos pais na supervisão dessa escovação ainda é indispensável. Lembrando que é nessa fase, com o aparecimento dos dentes permanentes, que as visitas regulares ao dentista passam a ser indispensáveis.
Papai e mamãe, fiquem sempre de olho na higiene bucal de seu filho!                                    
 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi