Esporte & Dança

Economia: pais trocam livros e uniforme para os filhos

O projeto “Bibliotroca” do Colégio Franciscano Pio XII promove economia e incentiva os alunos a cuidarem do material escolar. Durante todo ano eles podem trocar tanto livros quanto uniformes em bom estado e que não terão mais utilidade para eles.

Entre impostos, férias e despesas que se acumulam com as comemorações de fim de ano, a lista de material escolar e o uniforme são itens que pesam no orçamento, seja pela diversidade de produtos disponíveis no mercado ou pelo aumento de preços no segmento. Para poupar gastos, os pais têm buscado alternativas que vão além da pesquisa de preço e da restrição de materiais.

No Colégio Franciscano Pio XII, em São Paulo, um grupo de mães apresentou à diretoria a proposta do projeto Bibliotroca. O Colégio abraçou a idéia e há dez anos os alunos e pais podem efetuar a troca de livros por intermédio da “Bibliotroca”. A regra é simples e não há burocracia: o aluno que entregar livros utilizados no ano anterior e que ainda estejam na lista de material atual, pode retirar outro livro durante todo o ano letivo.

 
"A compra de material didático é sempre um gasto muito grande. Além disso, os livros raramente serão utilizados novamente após o ano letivo. É um investimento na educação e não na aquisição da obra em si que fazemos com a compra", diz 
Mary Elizabeth Azevedo, coordenadora da Bibliotroca há sete anos e mãe de uma aluna e de dois ex-alunos do Pio XII. Há dois anos, o projeto foi ampliado para os uniformes. Com as mesmas regras usadas para os livros, os trajes podem ser trocados, peça por peça, o que proporciona ainda mais economia às famílias. “As crianças crescem e os uniformes acabam ficando pequenos, mas, muitas vezes, ainda estão em perfeitas condições de uso. Então fazemos uma avaliação para checar se não estão muito desgastados e os aprovados são disponibilizados para a troca”, explica a coordenadora.


os interessados em trocar os livros e uniformes deverão agendar os encontros que acontecem durante o ano todo.


R. Colégio Pio XII, 233
Tel.: 3759-5050

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi