Todo mundo já sabe que consumir alimentos sem agrotóxicos faz bem para a saúde. Além disso, mexer nas plantas também pode até ter um efeito terapêutico.
E hoje em dia, para ter uma horta em casa não é mais preciso de tanto espaço. Quem mora em apartamento também pode montar uma horta vertical.
Antes de plantar, prepare a terra com adubo e areia, respeitando as camadas para drenagem: no fundo, use cascalho ou brita, depois areia e só então a terra. As camadas devem ser separadas por uma manta ‘bidim’, que permite a passagem da água, mas não deixa as camadas se misturarem.
Você pode plantar uma ou mais espécies numa mesma caixa. Se você optar por plantar mais de uma espécie no mesmo recipiente é importante agrupá-las conforme suas necessidades comuns, como a necessidade de água, por exemplo.
Vale ressaltar que a água não pode acumular, pois as raízes podem apodrecer. Pedrinhas ou vegetação seca são úteis para proteger a terra do excesso de sol. Mas atenção: não use cascas de árvores para isso. Elas favorecem o surgimento de pragas.
Hortas precisam de pelo menos quatro horas de sol. O melhor sol é o da manhã. Se somente à tarde o sol aparecer, tudo bem. No inverno, como o sol não é tão intenso, não é preciso usar um filtro. Mas no verão, ele é necessário para evitar que seus vegetais ressequem.
Comentários (0)