Gastronomia

A importância da Mamografia

Se neste ano você ainda não fez sua mamografia, deste mês não poderá passar, afinal estamos no Outubro Rosa, mês em que a conscientização e prevenção do câncer de mama é o principal assunto em pauta.

E sobre esta questão nós brasileiras ainda temos que melhorar e muito. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, em 2013 o número de brasileiras entre 50 e 60 anos que realizaram o procedimento foi três vezes menor que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo que o Instituto Nacional do Câncer ainda aponte que os tumores de mama estão entre as principais causas de óbitos por câncer no mundo.

O recomendado é que a mamografia seja feita anualmente em mulheres a partir de 40 anos, mas quando há histórico de câncer na família principalmente em pessoas com parentesco de primeiro grau, como mãe e irmã, é recomendado antecipar a realização, em até 10 anos da idade em que a pessoa da família manifestou a doença.

A importância do exame está principalmente na prevenção, já que o exame detecta nódulos a partir de 2 mm o que impacta diretamente no tipo de tratamento adotado.

Mesmo com a mamografia em dia, o autoexame também deve fazer parte da rotina das mulheres, independentemente da faixa etária. Entretanto, ele não substitui o exame de mamografia. Outros exames também podem ser indicados, como a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas, que é usada só para casos mais específicos.

Agora, corre lá e agende seu exame! 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também