Gastronomia

Alongamento: mitos e verdades!

O alongamento traz benefícios em vários aspectos. No ponto de vista físico, melhora a elasticidade e mobilidade do praticante nas atividade gerais do seu dia-a-dia e facilita suas tarefas.

Se pensarmos pelo lado fisiológico, o praticante tem uma liberação de hormônios que dão a sensação de bem estar, melhoram a lubrificação das articulações e ajudam a previnir lesões, além de amenizarem dores já existentes. E, é claro, até o psicológico de quem pratica alongamento é alterado. Os exercícios relaxam e isso faz com que a pessoa possa se sentir mais calma e longe do estresse diário, pelo menos durante algum tempo. Muitas informações sobre alongar o corpo são mitos, outras são verdades. Para saber se não estamos enganados em nossas ideias, conversamos com a professora de educação física e Coordenador Departamento Ginástica da Academia Kainágua, Ana Paula Reinas que esclareceu algumas dúvidas.

 


MITO OU VERDADE?
 



 

 

    ALONGAR ANTES DA MUSCULAÇÃO PREVINE LESÕES
» Mito

A prática de alongamento antes da musculação é uma opção. Geralmente realiza-se após o treino, como objetivo de relaxar a musculatura. Porém, pode-se alongar ativo antes com o objetivo de aquecer e movimentar as articulações antes da prática. 


 

   ALONGAR É BOM PARA AQUECER OS MÚSCULOS
» Mito

O alongamento e o aquecimento são coisas diferentes. O aquecimento está relacionado à preparação corporal, elevação de temperatura corporal, mobilidade articular dos músculos, tendões para a prática de exercícios físicos. Já o alongamento de maneira prática, com as posições orientadas por um professor tem o objetivo de alongar a musculatura melhorando a flexibilidade. 


 

   ALONGAR AJUDA O MÚSCULO A NÃO FICAR ENCURTADO
» Verdade

O alongamento ajuda a diminuir a tensão causada pelo treino. É importante que faça o alongamento com esse objetivo.


 

   ALONGAR PREVINE DORES
» Verdade

Auxilia também na diminuição de dores comuns do dia-a-dia, da vida sedentária, do estresse e decorrentes de má postura.

 

 

   ALONGAR POR 10 SEGUNDOS JÁ FUNCIONA
» Mito

O alongamento deve ser mantido em cada posição por, no mínimo, 30 segundos.

 

 

   ALONGAR É IMPORTANTE PARA A POSTURA
» Verdade

A prática do alongamento auxilia que o aluno tenha a musculatura alongada, retirando possíveis tensões, facilitando a mobilidade das articulações. Porém, é necessário que haja frequência da prática para que o resultado surja.

 

 

   ALONGAR NÃO DESENVOLVE A FLEXIBILIDADE
» Mito

Alongamento é realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível. Já a flexibilidade visa obter uma melhora através de amplitudes de arcos de movimento articular superiores às originais.

 

 





 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi