Gastronomia

Proteja seu bichinho do barulho!

Festas juninas e Copa do Mundo! Haja paciência para aguentar os rojões, as bombas e as cornetas que entram em coro quando o juiz apita o início da partida.

 E não somos só nós humanos que podemos nos irritar com esse barulho todo. Os animais domésticos, principalmente cachorrinhos e gatos, podem ficar muito estressados e correm até o risco de morrer nesse período. Para saber como é possível proteger nossos bichinhos, fomos conversar com a médica veterinária Maíra Urso, da Toca do Urso. Leia e aproveite as dicas!

 

Por qual motivo os cães e gatos sofrem com o barulho?

Barulhos altos, extensos como trovões, rojões, fogos de artifício e cornetas remetem a sensações de perigo e medo. Os cães associam o barulho com algo perigoso e tentam se esconder para se proteger. Além disso, a audição deles é muito desenvolvida, e eles acabam percebendo ruídos muito antes de nós seres humanos.

Esse estresse para os animais pode ser perigoso para a saúde deles?

O stress pode ser perigoso sim, pois altera o batimento cardíaco e a frequência respiratória. Animais muito estressados podem ter desmaios, convulsões podendo vir à óbito.

O que os donos podem fazer para proteger seus bichinhos?

Não demonstrar nervosismo ou ansiedade, já que eles percebem tudo, e não ficar segurando o animal no colo. É bom deixar o animal em um espaço seguro, para que ele não se machuque e possa se esconder se quiser.  Algodão no ouvido, assim como outros sons de televisão ou rádio também podem ajudar a minimizar o nervosismo deles.

É possível dar calmante?

É possível sim. Existem produtos naturais disponíveis no mercado e também alguns medicamentos controlados. Mas é sempre importante ter o acompanhamento e indicação de um médico veterinário.

Mandá-los para um hotelzinho, longe do barulho, é uma boa opção?

Se o animal sofre muito com os barulhos e isso preocupa os proprietários, sim, seria uma saída. Porém, é preciso conhecer o hotelzinho onde seu animal ficará hospedado para ter a certeza de que lá não terá os barulhos dos fogos/rojões e que o animal vai ficar bem instalado. Porque sentir medo longe dos donos e de casa pode ser pior.

Maíra Urso - Toca do Urso – Clínica Veterinária - Rua Adalgisa de Abreu Ramalho, 33 – Morumbi Sul – Tel.: 5816-9589

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também