Pets

Início do ano letivo

Educar os filhos é o grande desafio de famílias em todo o mundo. Preocupados com o futuro, muitos pais adotam posturas que consideram adequadas para que o rendimento escolar da criança seja o melhor possível.

Por isso, sempre no início do ano letivo, é tão comum conviver com a inevitável reflexão: “Estou contribuindo para a educação do meu filho da maneira certa?”.

A participação dos pais na vida escolar das crianças deve ser ponderada. “Pais e professores são educadores, cada um em seu âmbito”, afirma a psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Ápice, Maria Rocha. “A convivência entre eles deve ser de harmonia e respeito mútuo.”

Manter um canal de comunicação direto com a escola é importante para os pais saberem como está a educação dos filhos. Contudo, é fundamental que cada um desempenhe o papel que lhe cabe na formação das crianças. "Educar não é uma tarefa fácil, mas o princípio básico é a coerência entre o que se fala e o que se faz diante de regras", explica a especialista.

Para evitar conflitos com a escola, é aconselhável uma pesquisa detalhada antes de matricular o filho. É importante conhecer os professores, o ambiente escolar, a proposta pedagógica e os métodos adotados antes de tomar qualquer decisão. “Uma boa relação é construída a partir da noção de parceria”, ensina a diretora pedagógica. “Os alunos precisam se sentir seguros sobre os caminhos que a escola orienta, os quais foram aprovados previamente pela família”.

Caso os pais discordem de alguma prática adotada pela escola, devem tratar do assunto com discrição. "As divergências, quando surgirem, devem ser resolvidas diretamente com a escola, não deixando que cheguem ao aluno", diz a especialista. É essencial que pais e professores saibam os limites de suas responsabilidades na educação das crianças. "O papel dos professores está restrito ao que compete à educação escolar, no cumprimento de regras estabelecidas para o bom convívio coletivo”, ensina Maria Rocha. À família cabe educar o filho, enquanto a escola deve ensinar o aluno, exercitando regras de convivência, compartilhando, respeitando as individualidades, aos bons hábitos de higiene e respeito ao meio ambiente.


* Maria Rocha é Diretora Pedagógica do Colégio Ápice Ensino Infantil

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também