Saúde

Procrastinação. Como posso parar de adiar as minhas ações?

Procrastinação é o hábito de deixar tudo para depois: uma tarefa chata, os estudos, o regime alimentar, a prática de atividades físicas, o abandono de um vício, passar a economizar

Dr. Alessandro Vianna – CRP 61297 Psicólogo e Life Coaching– coisas que sabemos que precisamos fazer, mas, por inúmeras razões, adiamos e nos enganamos com desculpas frágeis e, não raro, falsas, e quando ela é crônica, está quase sempre associada a alguma disfunção psicológica ou fisiológica. Portanto, é passível de tratamento, e algumas recomendações ajudam muito a livrar o paciente dessa anomalia: Reconhecer, quando está procrastinando, que pode haver mais dor em procrastinar que em realizar a tarefa; perceber que essa situação pode ser até mais incômoda que fazer o que tem de ser feito, com a desvantagem da “realização zero”; experimentar a sensação de alívio e o fortalecimento da autoestima após concluir essa tarefa e perceber que se livrou dela de maneira positiva, enfrentando-a; pensar no que vai deixar de ganhar ou no que pode perder caso não realize essa atividade; se tratar de algo trabalhoso ou que demande muito tempo, dividi-lo em partes e realizar uma a uma, com um pequeno intervalo entre elas, e comemorar (sim!) a última concluída; quando perceber que está querendo procrastinar de novo, propor-se a atuar por alguns minutos na ação que está tentando evitar. Você pode perceber que ela não é tão desagradável quanto pensava e vencê-la.
A principal vitória é vencer a procrastinação em si, pois é uma vitória para a vida inteira, como a da criança que um dia perde o medo do escuro.                             

 

Dr. Alessandro Vianna - CRP 61297
Psicólogo e Life Coaching

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi