Saúde

A importância da vacina contra o HPV

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a vacina contra o HPV, por isso conversamos com o Dr. Alberto Chebabo, integrante do corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, que nos explica melhor sobre a eficácia da vacina e suas recomendações.

O HPV é um nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de 150 tipos diferentes, e é considerada a mais difundida doença sexualmente transmissível e principal causa do câncer de colo de útero.

O vírus provoca a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais são de alto risco porque podem originar tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero, canal anal e do pênis.

 

Infelizmente estima-se que mais 70% das pessoas sexualmente ativas entrem em contato com um ou mais tipos de HPV ao longo de suas vidas, sendo 46% das mulheres nos primeiros dois anos de atividade sexual e 60% dos homens nos primeiros três anos de atividade sexual. “Por conta disso, o recomendável é vacinar os adolescentes com idade entre 9 e 14 anos de idade, lembrando que isso vale para as meninas e os meninos”, explica Dr. Chebabo, reforçando que pessoas com mais idade também podem tomar e se beneficiar da vacinação.

 

As vacinas são administradas em três doses, sendo a primeira na data escolhida, a segunda com intervalo de 30 ou 60 dias (de acordo com a vacina escolhida) e a terceira com seis meses de intervalo da primeira.

Apenas a vacina quadrivalente (HPV 6, 11, 16 e 18) é recomendada e aprovada para uso em homens. Resultados dos estudos clínicos demonstraram eficácia de 99% para câncer de colo de útero, 100% de proteção para lesões de alto grau de vagina e vulva e 99% para lesões genitais externas.

Embora não substitua outros métodos de prevenção nem permita o abandono do uso de preservativos, a vacina é mais uma arma contra a doença, já que se trata de um vírus altamente contagioso.

Além disso, por ser uma doença silenciosa, que na maioria das vezes não apresenta sintomas, é muito importante se precaver de todas as formas e consultar regularmente um especialista para realizar exames periodicamente.

 

No Delboni Auriemo Morumbi você encontra a vacina:

R. Jandiatuba, 566 – 3049-6999

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Veja Também

REVISTA DOLCE

Edições anteriores

Veja as edições anteriores da revista Dolce Morumbi