Feliz ano novo!

ESPECIAL

PERSPECTIVAS 2020

Dolce ouviu empreendedores do bairro sobre suas expectativas para o próximo ano.
Vem coisa boa por aí!

Queremos fazer parte do bairro, queremos trazer um pouco de conscientização sobre o consumo local, “viva o bairro”, a valorização de ter uma oferta de bons lugares, de serviços, de atendimento em todos os setores, vai fazer toda a região do Panamby, do Morumbi, crescer muito. Isso vai valorizar o todo, se você consome no bairro melhora o comércio, o mix de produtos, o serviço, isso também influencia na valorização dos imóveis, do seu bem, além de ser muito mais agradável você sair a pé, poder deixar seu automóvel na garagem, curtir o seu bairro.
2020 é um ano de retomada, a gente bateu no fundo com a recessão econômica, e o Brasil começa a retomar naturalmente o seu potencial. Isso vai ser muito bom pro país todo, muito bom pra São Paulo e, com certeza, vai ser bom pro bairro em que a gente mora e está investindo.

2020 também é o ano em que a gente começa a consolidar as operações no Morumbi, tanto a da Fonseca Brasil, com o Brique, quanto a da Aureliano Guimarães, com o distrito urbano. Essa consolidação é no sentido de trazer mais valores, mais serviços – tanto gastronômicos quanto cursos. Queremos que o Brique e o distrito sejam não apenas um local para comer ou pra beber, e sim um hub, um lugar que faça conexão com a cidade, com pessoas de todas as idades.

Marcos Livi
Empreendedor à frente das operações gastronômicas Brique e Distrito Urbano

O Villa Europa Mall assumiu uma nova gestão de comunicação que valoriza os eventos como modo de integração entre as marcas da rua onde está localizado (a Sussumu Hirata) e entretenimento aos usuários. Todos os estabelecimentos podem gerar experiências ao consumidor, o que é uma tendência. Para 2020 o mall já tem 4 eventos previstos, todos com trabalho de planejamento e conceituação feitos por uma agência especializada, a Aware Comunicação.

Ana Claudia Scardoeli
Co-proprietária do Villa Europa Mall

Marcelo Maia e Paulo Maia
Sócios na Touchédigital Marketing OnLine

Nossa percepção sobre as coisas depende muito do  quanto calibramos expectativas. Para alguns, 2019 demorou a passar enquanto que para muitos ele se esvaiu como o orvalho numa manhã ensolarada. Para pensar  2020 é fundamental ter como referência a realidade nua  e crua. Notícias recentes apontam otimismo em relação à  economia para o ano que vem. este otimismo tem como  base principal o 3º trimestre do ano que teve um aumento  de 0,6 do PIB. Mas devemos atentar aos detalhes. um  deles é de que o grande responsável por esse crescimento foi o setor privado.   

Sim, é  este  no  qual  a  realidade mostra que devemos basear nossas expectativas. Infelizmente ainda não se é possível apostar totalmente  no governo – mas o mercado brasileiro tem aprendido  a conviver a despeito de governos. A atual gestão sofre  também com o que as anteriores fizeram, e é claro, é  preciso dar tempo ao tempo. Acreditamos que em 2020 teremos que ser bastante criativos e rever posições, considerar alternativas, empreender mais e consequentemente correr mais riscos se quisermos manter negócios relevantes. Mais do que reconhecer o que nosso cliente deseja no agora, é buscar entender o que ele precisará no futuro – que significa o dia seguinte! -, antes mesmo dele saber que precisa. E então ver se e como podemos atender às possíveis demandas. Mas algumas coisas permanecerão constantes. Uma delas continua sendo a necessidade de você dizer que tem o que o seu cliente precisa agora, e que estará com ele quando ele precisar daquilo que ele ainda não sabe que vai demandar. A necessidade, o produto, o mercado e inclusive o próprio cliente pode mudar. Mas a divulgação, ou melhor, fazer a publicidade daquilo que se negocia, não importa o meio e como, sempre será uma constante nos negócios. Mostrar otimismo com a retomada de crescimento significa, antes de mais nada, investir primeiro em nossos  negócios. Nisso podemos apostar sem medo em 2020.

Alexandre Chumer
VP  no CPV Educacional e Fundador &  CEO na  Alfred Education

Em 2020 vamos ampliar nosso trabalho de conexão entre o estudante e a sociedade à qual ele pertence. Para isso, investimos na educação Financeira e educação Ambiental para os alunos  do ensino Fundamental II. A expectativa é de que,  junto com as já existentes aulas de competências  Socioemocionais e Atualidades, possamos desenvolver práticas sustentáveis e estimular o consumo consciente. No ensino médio, além de implantar o  Projeto de Vida, que elabora o autoconhecimento  em uma idade repleta de dúvidas, seguimos reforçando a preparação para o Vestibular, dando sequência às ótimas aprovações dos últimos anos.

Para mim, o mais importante é manter a visão de melhoria constante. Em todos os aspectos! Atuo há 15 anos no Morumbi, e em todo esse tempo nunca deixei de buscar no estudo a principal fonte de aprimoramento para oferecer o melhor e mais amplo atendimento. Vejo em nossa região uma busca cada vez maior pela comodidade de encontrar aqui serviços de primeira linha, e o comprometimento com essa necessidade do morador é, a meu ver, o que deve mover os empreendimentos locais. Aqui é onde tenho minhas bases, além do objetivo de atender com o máximo de excelência, por isso meus planos para 2020 incluem, principalmente, investir em crescimento de estrutura e serviços. Nosso bairro merece.

Lorena Loreiro
Cirurgiã-dentista, especialista em implantodontia e harmonização orofacial

Artigos recomendados