Queda de cabelos: Mitos & Verdades

Certamente você já ouviu seu cabeleireiro dizer para cortar as pontinhas para que seu cabelo cresça. O fato é que isso não passa de um mito, uma vez que ações realizadas no fio não interferem no bulbo capilar. Você já deve ter notado que nas estações mais frias parece que seus cabelos caem mais. Por isso vou esclarecer alguns mitos e verdades sobre a queda de cabelo.

MITO: TINTURA E DESCOLORAÇÃO
Estes tratamentos podem trazer danos para os fios dos cabelos, já que contêm químicos como amoníacos, mas não afetam o bulbo capilar que é o local de crescimento do fio.

MITO: LAVAR OS CABELOS TODOS OS DIAS
Assim como a tintura, certos xampus podem ressecar a fibra capilar, mas não causar queda, ao contrário, uma boa higienização pode reduzir a oleosidade e remover células mortas do couro cabeludo auxiliando no crescimento de novos fios.

VERDADE: CABELOS MUITO OLEOSOS OU COM CASPA INTENSIFICAM A QUEDA
Neste caso a pessoa pode ter mais queda de cabelos; os cabelos muito oleosos podem gerar caspa ou descamação no couro cabeludo, o que pode intensificar a queda.

VERDADE: ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NA QUEDA
Uma alimentação com vitaminas e minerais é essenciais para manter o cabelo bonito. Entre 60% a 90% da composição capilar são aminoácidos, portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

VERDADE: NO INVERNO OS CABELOS CAEM MAIS
O clima frio determina maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade no crescimento e maturação celular. Outro fator que influencia bastante são os banhos muito quentes, que pioram o estado seborreico.

MITO: SECADOR E CHAPINHA CAUSAM QUEDA
O uso correto e moderado não prejudica, o abuso sim pode danificar os fios. O ideal é utilizar o secador à baixa temperatura e não aproximá-lo demais do cabelo para não danificar o couro cabeludo.

FIQUE ATENTA
São vários os fatores que podem
influenciar na queda dos cabelos
como: hormônios, estresse,
alimentação, entre outros. O
mais importante é perceber que
a queda está se tornando muito
intensa e atemporal.

IMPORTANTE
Jamais se automedique ou procure
os famosos xampus “milagrosos”
anti-queda. Na maioria
dos casos o problema não é
resolvido somente com o uso
desses produtos.

CUIDE-SE
Caso note sintomas de queda
acentuada, procure um especialista
em tricologia que irá investigar
o motivo da queda dos seus
cabelos e sugerir um tratamento
com maiores chances de êxito.

Ramon Sousa
Consultor de Beleza

FALE COM O RAMON

Mande seu WhatsApp no 11 98634 9123 e tire sua dúvida.
Siga o portfólio no instagram @sousaramon

Artigos recomendados