A moda é inovar recriando o que já está ai

O Upcycling não é exatamente uma inovação. Suas origens datam dos anos 1990, mas o conceito chegou no Brasil para valer recentemente e tem tudo para ser uma moda para ficar do que uma simples tendência.

Upcycling é criar algo novo utilizando se de itens antigos. Usar coisas que seriam descartadas para outros fins ou para melhorar os originais é uma ideia que tem tido milhares de seguidores que aumentam pelo mundo todo. E como hoje quase tudo dura pouco e se torna descartável, portanto, potencialmente reciclável, há muito a se reaproveitar por aí. 

O interessante é que o que se consegue no final é um produto exclusivo, feito à mão e pensado de forma consciente do início ao fim do processo. Bem ao conceito ecológico e sustentável.

Muitos consideram o Upcycling algo além do que apenas reciclar: ele recria inovando. Neste sentido, a indústria da moda tem visto o conceito como uma excelente oportunidade para se transformar e se manter na vanguarda, principalmente porque agrega os discursos ecologicamente corretos e relacionados à sustentabilidade. E a moda sempre se apropria de boas ideias.

Há diversas marcas que já investem no conceito, isso sem falar nos inúmeros brechós que comercializam não apenas roupas de segunda mão, mas vestimentas transformadas com criatividade e buscando sempre estar conectadas com as novas gerações.

Estimular boas iniciativas está entre os mantras da moda, então dê uma olhada no seu guarda roupa e olhe aquilo que iria descartar com outros olhos. Dê asas à imaginação, à criatividade e economize um bom dinheiro.

Quem sabe o que você gostaria de usar para brincar o Carnaval pode sair do fundo do seu baú e fazer um enorme sucesso!

Artigos recomendados