Mens sana in corpore sano

Um novo conceito de Treinamento Físico

Por Gisele Zink

A busca pelo corpo saudável, resistente e funcional torna-se cada vez mais importante para as pessoas, já que a rotina corrida e muitas vezes estressante pode levar ao sedentarismo e incapacidades físicas.

A falta de tempo e o acúmulo do stress são fatores de risco para saúde física e mental, aumentando o índice de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, depressão e lesões músculo-esqueléticas.

Ter o hábito de praticar atividade física de forma regular, além dos benefícios já conhecidos para a saúde, trará somente ganhos positivos para a rotina e motivação.

Sabemos das necessidades que as pessoas têm com relação à funcionalidade do dia-dia, como caminhar para o trabalho, subir escadas, carregar crianças no colo, andar ou ficar em pé, ou até mesmo ficar sentado em frente ao computador o dia todo, atividades essas que, se realizadas sem a devida consciência corporal, acabam por gerar sobrecargas mecânicas, desequilíbrios musculares e desalinhamentos posturais.

Surge então a preocupação em reestabelecer as incapacidades físicas, alterações posturais, força muscular, mobilidade, capacidade cardiorrespiratória e consciência corporal. E não há melhor maneira de alcançar esses objetivos se não treinando o corpo e a mente, colocando o treino como prioridade para saúde e bem estar a ponto que este se torne um hábito na sua rotina.

Nesse sentido, o Treinamento Físico-Funcional surge como um novo conceito de treino dinâmico, eficiente e completo. Apto a trabalhar o corpo em sua integralidade, de dentro para fora, do alinhamento postural à capacidade cardiorrespiratória. Treinar movimentos e não somente músculos, com exercícios multiarticulares e propriocepção, de estabilidade e mobilidade, coordenando consciência corporal e a respiração.

São exercícios selecionados a partir das necessidades de cada indivíduo, do padrão de movimentos que são utilizados no dia-dia, sejam posições sustentadas ou dinâmicas. Em outras palavras, trata-se de um treinamento preocupado com a qualidade do movimento e o desenvolvimento das capacidades físicas, prevenindo e reestabelecendo lesões músculo-esqueléticas.

Uma metodologia de treino que integra conceitos de outras modalidades, como por exemplo, o Método Pilates, Treinamento Funcional, Musculação e Liberação Miofascial. Não é somente uma prática, e sim várias em uma aula só, dependendo do objetivo.

É possível fazer a aula em um espaço pequeno, utilizando acessórios como elásticos de resistência, bola, discos de estabilidade, rolo, bastão, TRX ou somente com o peso do corpo, podendo também variar em equipamentos de musculação e/ou pilates, anilhas e pesos.

Por isso o Treinamento Físico-Funcional é completo, dinâmico e eficiente.

Gisele Zink é Personal Trainer especializada em Biomecânica, Fisiologia do Exercício, Ortopedia e Pilates (CREF 101338-G/SP) e Idealizadora do Inside Out Training – Metodologia Integrada

_insideouttraining_

Artigos recomendados

Comentários

  1. Obrigada Ilka! Fico muito feliz que você esteja sentindo os resultados e evoluindo nas aulas!!! Obrigada a você por acreditar no meu trabalho.

  2. Gisele Zink, parabéns! !! Profissional competente e dedicada. Estou me sentindo outra depois que passai a treinar com vc. Obrigada.


Comments are closed for this article!