Como você se vê?

Ana Kekligian

A autoestima é a aceitação, o apreço, a valorização que você tem sobre você mesma. É seu amor próprio! É o reconhecimento das suas habilidades, dos melhores aspectos físicos e intelectuais. Está associada ao respeito que você tem por sua história de vida. Tem relação com o que você anda dizendo sobre si mesma. Aliás, o que você diz sobre si mesma? Como você se enxerga no espelho? Essas perguntas são capazes de apontar como está sua autoestima.

Pode ser que durante sua infância, você não tenha sido encorajada positivamente o suficiente, e com o passar do tempo, isso levou você a acreditar que têm dificuldades para se valorizar e se apropriar das suas conquistas. Logo, pode ter a tendência de se sentir impotente, insegura, inadequada. Grandes danos e distorções da sua imagem podem ocorrer devido à falta da própria estima, inclusive, o desenvolvimento de algumas doenças, como depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, entre outros.

Imagem por Laura Chouette
Imagem por Michael Dam
Imagem por Christina-Wocintechchat

Mas, quando você reconhece seu potencial, o resgate da sua felicidade, as mudanças de comportamentos e principalmente, a construção de uma nova história se tornam possíveis. Você passa a olhar não apenas para seus pontos de melhoria, mas também suas qualidades, habilidades e capacidades.

Como desenvolver essa autoestima?

Conhecer a si mesma de maneira profunda é o melhor caminho para se reconectar com o melhor que há em sua essência. Ao descobrir quem você é de verdade, fica mais fácil seguir em frente e conviver tanto com as coisas boas e as mais desafiadoras da vida, honrando e respeitando sua própria trajetória.

Comece com um exercício simples: se olhe no espelho e sem pressa busque pelo menos 30 características que você gosta. Vire de ponta cabeça, se observe de todos os ângulos. Encontrou? Talvez agora você queira chegar em 40, 50 qualidades. Você ficará impressionada com o que encontrará em si mesma!

Imagem por Thought Catalog
Imagem por Christina-Wocintechchat
Imagem por Mandy Zhang

A autoestima é uma aliada na sua vida pessoal e também profissional. É através dela que você se sentirá preparada para executar uma tarefa ou vencer um desafio, como assumir uma nova função ou decidir por uma separação, por exemplo. Logo, você se identificará com mais motivação no dia a dia, e isso vai evitar que a procrastinação se mantenha como um hábito, que você busque apenas rotas de fuga e que dê voz a pensamentos sabotadores. Ao fortalecer sua autoestima, você gostará ainda mais do que faz, se apaixonará por sua profissão outra vez e reconstruirá rapidamente a sua vida.

Elimine atitudes autodepreciativas. Seja sua melhor amiga. Cuide de si mesma. Use sua voz interior para te empoderar. Mantenha o foco no que você pode mudar! Evite ambientes em que se sinta degradada e não reconhecida. Cerque-se de bons amigos, faça o bem para as pessoas. Celebre cada pequena vitória!

Através dessa tomada de consciência, você irá despertar e mudará o cenário da sua vida, realizando sonhos e melhorando sua performance. Pois ao se olhar no espelho a partir de então, você passará a reconhecer todos seus talentos e habilidades. Você vai resgatar o que já tem de melhor em si mesma, e por algum motivo, deixou de ver ou acreditar.

“Vivo o Coaching como filosofia de vida e minha missão é conectar e agregar as pessoas, para que possam explorar a sua capacidade infinita e extraordinária de viver. Isto é possível por meio do autoconhecimento, pois com o auxílio de ferramentas específicas somos capazes de nós conhecer na mais profunda camada. O resultado do autoconhecimento é a auto potencialização e, consequentemente, a felicidade.”

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional orientada para a vida pessoal e profissional e idealizadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching. Atualmente possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Além dessas, também tem certificação como especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e também como Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.

É mãe, filha, esposa, irmã, tia, amiga e CEO de si mesma.

Imagem destacada da Publicação: Designed by Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Comentários

  1. Amei o texto! Gostei tanto que vou utilizá-lo com meus alunos para reflexão sobre a importância da autoestima. ☺️

    • Simone, recebo sua mensagem com felicidade pela sua apreciação e pelo uso que fará. Conte comigo!!!! Gratidão.


Deixe uma resposta