Fondue para aquecer no inverno!

Cinara de Liz

E quando vai chegar o frio de verdade? O inverno já começou e a previsão é de temperaturas mais amenas. A partir de agora vamos ficar atentos a previsão de chegada das frentes frias para aproveitar as comidinhas típicas dessa época.

Um dos pratos mais desejados é a tradicional fondue, de origem francesa, à base de queijo fundido ou derretido, sendo mantido aquecido com alguma fonte de calor, como um réchaud, para que as pessoas possam se servir diretamente. Um convite delicioso, não é? Sem contar que estão acontecendo várias ofertas de vinhos maravilhosos para acompanhar.

Imagem por Angela Pham

Temos alguns lugares aqui no Morumbi que oferecem fondue, tanto o salgado como o doce. Cada um com seu estilo e sua proposta, o importante é não passar vontade, aproveitando que muitos atendem com kits para entrega ou retirada no local.

Para quem quer arriscar e fazer o seu, segue uma receita básica:

Imagem por Klara Avesenik

Fondue de Queijos
Ingredientes:
200g de queijo Emmenthal
300g de queijo Gruyère
150ml de vinho branco;
1 dente de alho (ou mais de um se gostar)
Sal e pimenta do reino de preferência moída na hora

Modo de preparo:
Descasque e corte o dente de alho ao meio. Esfregue as metades no fundo da panela enquanto aquece, antes de adicionar os demais ingredientes. Em seguida coloque os queijos. Você pode ralar para facilitar. Adicione o vinho branco. Ligue o fogo e vá mexendo até que os queijos formem uma massa bem homogênea. Tempere com sal e pimenta a gosto, antes de colocar na panela de fondue. Mantenha o fogo bem baixo no réchaud. Se não estiver tão cremoso, você pode acrescentar mais um pouco de vinho e diluir. Sirva com uma variedade de pães a seu gosto. Você pode por batatas assadas e legumes. Adapte para suas preferências e “voilà!”

Até a próxima!

Cinara de Liz é moradora do Morumbi e conhece muitos lugares para se comer no bairro.

Imagem destacada da Publicação:
Designed by Macrovector – Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados