A coragem de ser quem você é

Ana Kekligian

O Segredo da Vunerabilidade

Somente quando temos coragem suficiente para explorar a nossa
escuridão, descobrimos o poder infinito de nossa própria luz.” 
Brené Brown

Quando falamos sobre vulnerabilidade, qual a primeira palavra que vem na nossa cabeça? Fraqueza? Fragilidade? Exposição? Aprendemos ao longo da vida que estar em uma posição vulnerável é uma vergonha. Mas e se eu te disser que é justamente nestes momentos que a coragem é mais requisitada – antes mesmo do que qualquer outra coisa?

Vou dar um exemplo: você já deixou de contribuir em uma reunião de trabalho, por medo de ser ridicularizada? Deixou de expor sua opinião que poderia mudar o rumo das decisões, por medo de errar ou ser questionada? Entendo que você poderia ter vivenciado ao máximo aquele momento, dado o seu melhor e transformado muitas coisas se agisse de outra forma, mas se resguardou, porque decidiu não se expor.

Designed by master1305 Freepik

Teve um momento da minha vida que eu poderia escolher também não me expor. Mas, foi através da vulnerabilidade e das minhas feridas mais profundas expostas que mudei a minha vida e me tornei a Coach que sou hoje. Se eu tive medo? Vergonha? Claro que sim, foi uma briga interna, mas me entreguei e isso me rendeu o encontro da minha melhor versão, e me tornando uma referência em desenvolvimento humano. Foi nesse movimento de coragem que eu ressignifiquei a minha história de vida e hoje vivo plena e realizada, transformando vidas.

Mas nós temos escolhas. Podemos sim optar por fugir de consequências e riscos devido ao medo de perdermos o controle das nossas emoções, e assim, nos isolarmos do mundo.  Mas será mesmo que queremos viver dessa forma?

Imagem por Sammie Vasquez

Ao admitir nossos medos e limitações, nos tornamos mais fortes e ousadas. Abandonamos a necessidade de atender o que os outros querem de nós, para sermos quem de fato somos! Quando isso acontece, passamos a viver sem anestesia e sem garantias. Já pensou em dizer “eu te amo” para quem você não tem certeza se sente o mesmo por você? Já pensou em sair do seu emprego seguro para desenvolver o negócio dos seus sonhos? Isso requer coragem! E para isso, você tem que se vulnerabilizar, deixar de anestesiar as dores que virão. Lembrando de que isso também eliminará qualquer crença negativa que nos priva da verdadeira alegria.

Vamos pensar sobre a base da nossa vida que é feita através da conexão com outras pessoas. Muitas vezes para buscar o pertencimento nas nossas relações, deixamos de ser fiéis a nós mesmas e passamos a agradar apenas ao outro, pois assim acreditamos que seremos melhores aceitas. Mas você vê alguma verdade nisso? Acredite: não há nenhuma conexão genuína desse jeito. E por mais que detestamos o sentimento de exclusão, são nesses momentos incômodos que passamos a viver a vida de verdade e evoluímos.

Sim, passaremos a aceitar os erros cometidos, sofreremos e fracassaremos. Vamos perder o controle dos resultados, e mesmo assim, seremos gratas. Pois, estaremos no controle da nossa vida. Trabalhando com a vulnerabilidade e a coragem lado a lado, intensificaremos ainda mais nossa característica como agentes transformadores da nossa própria história.

Pode ser que a insegurança apareça em alguns momentos que tudo parece estar dando certo. Ou mesmo, pensaremos em desistir antes mesmo de algo muito bom acontecer na nossa vida, por medo de perder esse sentimento logo em seguida. Mas viver a vida de forma profunda, conectada e plena é correr o risco de perder. E esse é o único risco que vale a pena correr. Pois podemos ganhar muito mais através dele.
Se você tem medo de perder, terá medo de ganhar!

Designed by Katemangostar - Freepik

Estamos mais preocupadas com os momentos extraordinários e cheias de receio de perdê-los. Mas, ao percebemos que o que realmente nos faria falta se deixasse de existir são os momentos mais simples, trabalharíamos mais nossa gratidão diária. Pois é através desse reconhecimento que nos permitimos ser vulneráveis, indo de encontro aos nossos limites e à autoconfiança para arriscar de forma equilibrada e consciente.

“Vivo o Coaching como filosofia de vida e minha missão é conectar e agregar as pessoas, para que possam explorar a sua capacidade infinita e extraordinária de viver. Isto é possível por meio do autoconhecimento, pois com o auxílio de ferramentas específicas somos capazes de nós conhecer na mais profunda camada. O resultado do autoconhecimento é a auto potencialização e, consequentemente, a felicidade.”

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional orientada para a vida pessoal e profissional e idealizadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching. Atualmente possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Além dessas, também tem certificação como especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e também como Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.

É mãe, filha, esposa, irmã, tia, amiga e CEO de si mesma.

Imagem destacada da Publicação:
Designed by Katemangostar – Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES

Artigos recomendados

Comentários

  1. Estou me redescobrindo e é nítido o espaço sendo conquistado. Obg. Ana


Deixe uma resposta