A escolha da profissão de nossos filhos

Claudia Alaminos

Entre outras funções, tenho atuado como mentora de pais e coach vocacional de estudantes. O mentor é aquele que, com suas vivências e formação a respeito de um assunto, é capaz de discutir, opinar e auxiliar pessoas em dificuldades ou dúvidas sobre ele.

Neste momento de quarentena, vários pais me procuraram preocupados com o rumo que seus filhos estão tomando ao findar o ensino médio. E, entre as maiores apreensões que enfrentam, está a escolha de uma profissão que não tem relação com a tradição familiar. Ouvi coisas do tipo: “mas a família é toda de médicos. O que deu nela de querer fazer psicologia?” E coisas ainda mais contundentes: “eu construí minha empresa do nada e meu filho não dará continuidade a ela? Nem me venha com esta história de medicina veterinária. Vai fazer engenharia.”

Designed by Freepik

Este é realmente um assunto delicado e espinhoso, mas temos que permitir que nossos jovens trilhem o seu caminho, dando subsídios para eles acharem a melhor opção para as suas vidas. Eles precisam de orientação e reflexão.

Quando temos filhos é mais do que natural (e até mesmo desejável) que tenhamos sonhos para eles. Pensamos num futuro brilhante, cheio de sucessos. O problema é que estes sonhos têm tornado os filhos num projeto dos pais. Para realizá-lo são traçadas metas que terão que ser concluídas, sendo ou não a opção do jovem no momento de escolher a profissão.

Como pais devemos apresentar nosso percurso aos nossos filhos para que ele se constitua num norte. É como se nos puséssemos no lugar de bússola, que permite que eles se utilizem de alguns parâmetros para trilharem o caminho que escolherem. Assim nos colocaremos no lugar oposto ao de um mapa. Com um mapa a pessoa trilha o mesmo caminho e chega ao mesmo destino. Como se a história tivesse que se repetir.

Designed by Freepik

Nossos filhos são pessoas separadas de nós. Eles nasceram para voar. Que saibamos aplaudir o voo na direção que escolherem.

Abraços maternos.

Claudia é mulher, esposa, mãe (de um rapaz e dois gatos), fonoaudióloga, psicopedagoga,
educadora parental em Disciplina Positiva, moradora do Morumbi e futura psicanalista.
Sem Educação nada é possível.
@claualaminos.

Imagem destacada da Publicação:
Designed by pressphoto / Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta