Mulher, você tem valor!

Ana Kekligian

Uma sociedade – ainda – machista faz questão de, diariamente, nos lembrar de que não somos o suficiente, quando a verdade é bem o contrário. E para que esse sistema continue funcionando, ele nos divide e nos coloca umas contra as outras, nos faz duvidar da nossa relevância, nos inferioriza perante tantos papéis que devemos cumprir, calando nossa essência e tornando o desafio de sair desse ciclo cada vez maior.

Para intensificar essa situação toda, encontramos muito a palavra “valor” dentro de empresas e companhias e procuramos nos adequar, mas o que se sabe sobre o valor próprio? É essa reflexão que quero trazer aqui: qual é o seu valor?

Designed by prostooleh / Freepik

O tempo parece curto, e as cobranças e expectativas não param de chegar. Cuidamos o tempo todo das pessoas ao nosso redor, tudo e todos se tornam as prioridades, e muitas vezes, nos colocamos atrás da fila – e sei que fazemos tudo com amor e por que temos o desejo de ajudar, contribuir e até mesmo controlar – mas quanto do seu tempo está voltado para você mesma? Onde estão seus sonhos, objetivos e desejos?

Muitas mulheres buscam ferramentas para se aprimorar e evoluir. Outras, ainda estão no caminho. Mas você já se deparou com uma amiga – ou mesmo com o seu próprio espelho – duvidando da profissional supercompetente que ela ou você é por conta de uma situação de desemprego? Ou então, conhece uma mulher virtuosa, digna, cheia de valores, mas presa por não conseguir identificar a si mesma após uma separação?

Imagem por Sharon McCutcheon

Isso acontece com muita frequência e eu vejo todo dia. Muitas se esquecem de quem são, do que construíram e de suas forças. Com isso, elas se perdem do caminho que traçaram ao longo de suas histórias. Ou, muitas vezes, nem chegamos a descobrir o caminho, porque não sabemos responder perguntas importantes, como: “Quem sou eu? ”; “O que realmente é importante para mim? ”; “O que me faz vibrar e me sentir plena? ”, “Quais meus objetivos para ainda esse ano e quais metas preciso traçar para me sentir realizada? ”

Então, quem é você?

Sim, essa pergunta é essencial para entender o seu valor. E como a palavra mesmo diz: valor é o que importa, sua motivação diária, o guia das suas decisões e ações. É a partir dessa compreensão que você começa a impor limites, se torna menos volátil e muito mais autêntica. Mas para entender seus valores de maneira intrínseca, você precisa se encontrar em si mesma.

Designed by javi_indy / Freepik

Voltar para dentro é a única rota em direção as respostas, mesmo para aquelas que já caminham pelo autoconhecimento, pois sempre podemos acessar camadas mais profundas. Quando adentramos a nossa caverna interior, identificamos nossos sabotadores. Encontramos nossas forças para enfrentarmos o mundo e podemos encontrar uma infinidade de respostas que não sabíamos. E ao compreender recursos que não temos, passamos a trabalhar para nos desenvolver.

A grande maioria das pessoas sabem o que querem e o que precisam para serem mais felizes e realizadas, mas não sabem como fazer ou começar. Através do autoconhecimento, você tem a clareza dos seus valores e aí está o seu Poder para viver o novo. Você passará a compreender na essência suas atitudes e comportamentos. E reconhecerá quando está fazendo ou não algo que respeita você. Não há regra aqui, você pode direcionar todas suas decisões para sua família, no bem-estar das pessoas que você mais ama; ou então, para seu trabalho, por ser sua força propulsora do que mais ama fazer na vida. E tudo bem! Nosso valor é o que nos diferencia, é o que nos torna únicas. Por isso é tão poderoso.

Imagem de PxHere

E mais do que isso, quando você descobre quais são seus valores nos mais diferentes aspectos da vida, sua mente se expande na compreensão e entendimento do outro, afinal os valores são individuais e precisam ser respeitados.

Mas saiba que essa jornada, em busca do valor dos seus valores, não precisa ser trilhada sozinha, você pode contar comigo. Mas o primeiro passo só você pode dar. Está pronta para responder as perguntas mais libertadoras da sua vida?

“Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar. ”

Assuma seus valores. Liberte-se de cargas que não te ajudam. Aproprie-se da sua história de vida. E mais do que nunca, se respeite e evolua sempre.

“Vivo o Coaching como filosofia de vida e minha missão é conectar e agregar as pessoas, para que possam explorar a sua capacidade infinita e extraordinária de viver. Isto é possível por meio do autoconhecimento, pois com o auxílio de ferramentas específicas somos capazes de nós conhecer na mais profunda camada. O resultado do autoconhecimento é a auto potencialização e, consequentemente, a felicidade.”

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional orientada para a vida pessoal e profissional e idealizadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching. Atualmente possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Além dessas, também tem certificação como especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e também como Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.

É mãe, filha, esposa, irmã, tia, amiga e CEO de si mesma.

Imagem destacada da Publicação:
Designed by Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

previous arrow
next arrow
Slider

Artigos recomendados