Gestão humanizada e inclusiva: o segredo para sucesso das empresas do futuro

As mudanças nas práticas de gestão inspiram companhias a apostarem em capital humano mais inclusivo e longevo. O mercado brasileiro ainda se adapta a este modelo, mas empresas que já adotavam esta prática, como o Grupo Sabin, se destacaram diante da pandemia

Ocupando o 7º lugar no ranking global dos países em que as companhias investem em inclusão e diversidade na sua força de trabalho, segundo índices do Kantar Inclusion Index, o Brasil tem hoje um dos mercados que ainda engatinham ao fomentar uma gestão mais diversa e inclusiva.

De acordo com o estudo, realizado entre abril e junho de 2019, com colaboradores de empresas de 14 países, 34% dos colaboradores de companhias brasileiras disseram enfrentar obstáculos relacionados a gênero, idade, etnia e orientação sexual em suas carreiras e 22% sentem que as oportunidades não são direcionadas às pessoas mais merecedoras.

Na contramão desta realidade, desponta o Grupo Sabin, reconhecido nacional e internacionalmente pela gestão alicerçada em valores como credibilidade, ética, responsabilidade socioambiental, inovação, qualidade, respeito à vida e simplicidade e que acaba de conquistar mais um reconhecimento: foi eleito uma das melhores empresas para trabalhar no ranking GPTW 50+, premiação que reconhece as companhias brasileiras que valorizam os colaboradores acima dos 50 anos de idade por meio de práticas inclusivas e inovadoras.

Com uma cultura organizacional forte aliada à dedicação, competência e compromisso na entrega de serviços de saúde, com excelência, a empresa segue desenvolvendo projetos e investindo de forma continuada no engajamento dos seus colaboradores, atuando nas 296 unidades distribuídas em todo o país, com destaque para o “Comitê de Diversidade & Inclusão”, criado em 2018, o projeto é constituído por cinco pilares: gênero, raça, LGBTQI+, pessoa com deficiência e multigerações. “O Comitê foi cuidadosamente estruturado para fortalecer a cultura participativa e garantir o sucesso de ações que estimulam a diversidade e a inclusão dentro da empresa. Ele também ajuda a acompanhar metas e evoluções relacionadas ao tema, como a integração da representatividade de diferentes grupos sociais dentro da empresa”, destaca a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

“No Sabin sabemos que não há inovação sem diversidade, sem encontros enriquecedores de gerações, de ideias. Estimulamos o debate em favor de novos conceitos, novos projetos, que são fundamentais para construir um futuro promissor”, destaca a executiva. São Iniciativas como esta que inspiraram Ana Maria Monteiro, de 60 anos, a buscar uma colocação no mercado de trabalho e foi no Sabin que ela encontrou a oportunidade de continuar escrevendo sua história profissional e pessoal. Hoje, a Coordenadora de Relacionamento com Convênios e Empresas do Sabin celebra a chance de mostrar seu talento e experiência em uma empresa que é sinônimo de valorização, igualdade, equidade e diversidade. “Tenho 38 anos de experiência e sinto que ainda tenho muito a contribuir. Desde que cheguei em Brasília, busquei no Sabin a oportunidade de mostrar como minha experiência profissional agregaria ainda mais valor à empresa. Ano passado, quando soube da oportunidade em fazer parte do grupo, não pensei duas vezes. Queria ter a experiência fazer parte deste grupo e ela tem sido fantástica. Uma experiência ímpar de reconhecimento, de acolhimento”, relata emocionada.

A história de Ana se confunde com outras centenas de profissionais da empresa, que hoje conta com mais de 5.400 colaboradores, e deste aproximadamente 7% integram o grupo 50+ e 8,85% em cargos de liderança. “Ser Sabiano é singular. É, de fato, diferente de todas as empresas que trabalhei. Eu acordo feliz porque trabalho no Sabin e volto para casa realizada todos os dias”, declara Ana.

Designed by Freepik

Conquistas que inspiram a valorização

Referência em medicina diagnóstica, o Grupo Sabin coleciona títulos pelas boas práticas de gestão. Em maio deste ano, pelo 14º ano consecutivo no ranking da GPTW Latam, o Sabin teve sua cultura organizacional em destaque entre as companhias que atuam em favor da construção de uma sociedade melhor por meio uma política de gestão que propicia um ambiente de trabalho positivo e saudável. A consultoria global concedeu ao Grupo Sabin lugar de destaque, na categoria grandes empresas, por oferecer uma cultura organizacional e adotar práticas que valorizam o profissional e contribuem para um ambiente cada vez mais positivo e inovador.

Além disso, o Sabin também foi eleito ‘Empresa do Ano’, pelo Guia Exame de Diversidade, um reconhecimento aos 36 anos de gestão que aposta na valorização, diversidade e equidade da empresa e os investimentos contínuos para oferecer medicina diagnóstica de excelência. Dentre os fatores que levaram à mais esta conquista da empresa estão a promoção da diversidade dentro da companhia e a inclusão como meio sustentável para o sucesso e resultados efetivamente positivos nos negócios. Além disso, condições determinantes como o clima organizacional, as políticas de atração e retenção de talentos, os investimentos em produtividade, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou serviços foram determinantes para a liderança no ranking do Guia.

A empresa tem 77% do quadro funcional composto pela força feminina e aposta cada vez mais na gestão amparada por uma política de portas abertas, valorizando o capital humano e o protagonismo feminino – importante bandeira para a empresa. Reconhecido por ter ‘alma feminina’, o Sabin conquistou lugar de destaque no ranking da consultoria GPTW Mulher, que celebrou as melhores empresas para a mulher trabalhar.

Designed by Freepik

A superação dos desafios da pandemia

Presente em 12 estados e no Distrito Federal, o Sabin manteve suas atividades ininterruptas, mesmo diante do desafiador cenário de pandemia. Para garantir atendimento e a excelência de seus serviços, a empresa adotou medidas de enfrentamento determinantes para o sucesso da empreitada. Reforçou os sistemas de proteção de seus colaboradores, implementando uma série de protocolos de prevenção e cuidados bem estruturados em todas as suas unidades. Ampliou o apoio presencial e virtual da Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho junto aos seus colaboradores, numa forma de se manter conectado às suas pessoas, fomentando o espírito de pertencimento e acolhimento.

Além de não reduzir o quadro de colaboradores, nem os salários, outra importante decisão foi o apoio ao ‘Movimento Não Demita’, inspirando outras empresas com seu case, com alternativas para manutenção dos empregos e ações de retomada. A empresa também implantou uma gestão de saúde online para que atingir diretamente e mais rapidamente seus colaboradores, por meio de bots que fazem o acompanhamento personalizado da saúde, monitorando sintomas de gripe e orientando sobre o diagnóstico e o tratamento de forma eficaz. No serviço de Atenção Primária do Sabin, médicos e enfermeiros estão disponíveis 24 horas por dia para realizar o atendimento também por telefone.

Também foi implementado Home Office para reduzir aglomeração em unidades e escritórios no trabalho presencial e um sistema de flexibilização da jornada de trabalho dos profissionais. Colaboradores do grupo de risco receberam atenção especial, foram afastados do trabalho presencial e receberam acompanhamento à distância. Para os profissionais em home office, o Sabin desenvolveu um guia com dicas sobre produtividade e saúde física e mental. Outra campanha abraçada foi o guia com orientações e apoio em casos de violência contra a mulher.

A empresa também disponibilizou séries online personalizadas de exercícios para colaboradores que não estão frequentando suas academias para que possam realizar atividades físicas em casa, engajando inclusive as famílias, e produz conteúdos em formatos de lives e webinar para os colaboradores com dicas sobre finanças, gestão de emoções e espiritualidade.

Colaboração da pauta:
Viviane Melém
[email protected]

 

Imagem destacada da Publicação:
Designed by Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Artigos recomendados