Como a instabilidade política impacta decisões empresariais

Por Dani Verdugo (Headhunter, CEO da THE Consulting)

O mercado de trabalho é extremamente sensível às crises de uma nação, e isto é um fato. Questões econômicas, desastres naturais, crises das mais variadas ordens como por exemplo a sanitária causada pela COVID-19 impactam diretamente questões relacionada a demissões e contratações. E como se já não bastasse isso tudo, alguns países adicionam instabilidade política à equação.

Historicamente o Brasil enfrentou diversas crises econômicas, entretanto, mesmo quando a economia dá uma trégua, questões relacionadas ao nosso contexto político impactam o mercado de trabalho. A polarização política, nossa falta de diálogo e convergência em relação às pautas importantes, desalinhamento entre os poderes e a questão da corrupção deixam os empresários locais e externos em estado de alerta, e portanto, inseguros para tomar decisões importantes como é o caso da contratação de executivos.

“Percebemos que os projetos em andamento perdem força, contratações são congeladas e até mesmo canceladas sempre que um “evento” político gera uma grande repercussão local ou global”, afirma Dani Verdugo, Headhunter que atua com Executive Search na THE Consulting.

Designed by Katemangostar-Freepik

O Novo Caged registrou criação de 131 mil novos postos de trabalho em julho. Nos próximos meses, a onda positiva poderá manter o ritmo de crescimento, ou desacelerar novamente a depender de como o cenário político se comportar.

Em países com maior estabilidade política, as empresas costumam seguir seus planos de médio e longo prazo com maior segurança. E neste sentido o círculo virtuoso entre política e economia acaba causando efeito benéfico na geração de novas posições de trabalho, bem como na manutenção dos empregos. No Brasil, à medida em que o cenário político demonstra fragilidade e incerteza, as decisões para realização de investimentos são adiadas, novos projetos perdem força e consequentemente as contratações são repensadas.

Um consenso mínimo na agenda econômica e de reformas estruturais é essencial para que possamos manter a retomada dos empregos formais nos próximos meses, e não perdermos tanto em desenvolvimento econômico após a pandemia.

Daniela Verdugo - Headhunter na T.H.E. Consulting

A T.H.E. Consulting é uma consultoria que atua com mapeamento, recrutamento e estudo de estruturas a fim de oferecer assertividade nas apostas de seus clientes. “Nossa metodologia, além de muito assertiva pois se apoia na aderência cultural dos candidatos, também agrega valor informando dados de mercado”, explica Dani sócia e Headhunter na THE Consulting.

Colaboração de pauta: 

Mayara Martins
[email protected]

Imagem destacada da Publicação:
Designed by MakyzzFreepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta